Voltar

Automassagem pode ser aliada para lidar com as tensões do dia a dia

Automassagem pode ser aliada para lidar com as tensões do dia a dia

Aprenda um passo a passo e prolongue o seu bem-estar

Automassagem pode ser aliada para lidar com as tensões do dia a dia

5 Julho 2012
 Dormir pouco, enfrentar os congestionamentos do trânsito, trabalhar sob pressão e estar presente na educação dos filhos não é tarefa simples. Quando o cansaço aparece, podem surgir desconfortos e lesões no c orpo. Para manter a disposição, uma boa dica é a automassagem. Reserve uns minutos para você e aprenda a relaxar sem gastar dinheiro e no local em que preferir.

Conforme a Sociedade Brasileira de Medicina Manual, a massoterapia é a arte mais antiga de tratamento por meio das mãos. Massagear o corpo é uma maneira eficiente de relaxar a musculatura e aumentar a consciência corporal.

Aprender a fazer a automassagem não requer conhecimento específico na área. Se você sentir alguma dor durante o exercício, procure um profissional de saúde qualificado para atender o seu problema.

Confira dicas para fazer automassagem

Cabeça e rosto
_ Com as pontas dos dedos, massageie toda a extensão do couro cabeludo. Siga do topo da cabeça até as extremidades das orelhas.
_ Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares. Faça movimentos circulares na região da gengiva superior.
_ Com a mão em forma de pinça, dê leve beliscões acima dos lábios e na musculatura do pescoço.

Ombros
_ Pince os músculos do ombro, seguindo em direção do pescoço para o braço.
_ Faça pequenos movimentos circulares nos ombros e braços.
_ Levante e solte os ombros para relaxar.
_Repita o processo no outro ombro

Tronco
_ Flexione o tronco para frente, solte o peso do corpo e expire profundamente. Se preferir, faça o movimento sentado. Mantenha os olhos abertos para evitar possíveis tonturas
_ Sente-se, eleve o tronco e a cabeça para trás e apoie os braços ao lado do coropo. Evite movimentos bruscos e inspire lentamente.

Pés
 _ Estique e alongue as pernas
_ Use um hidratante para deslizar as mãos nos pés com mais facilidade.
Dê leves pinçadas ou beliscões nos pés e finalize com movimentos suaves.

Bolinhas podem aliviar dores musculares
Se preferir, use bolinhas para amenizar as tensões. As de borracha com “espinhos” tendem a proporciam alívio mais rápido do desconforto porque fazem mais pressão sobre a área afetada.
Para mandar o estresse embora, com a mão, aperte e feche a bolinha repetidas vezes. Faça movimentos circulares com nas costas e nucas.
Se o desconforto for na sola dos pés, sente-se com os joelhos flexionados e apoie os pés no chão. Coloque um pé do joelho na perna oposta, e com a mão, deslize a bolinha na sola por dez minutos ou até sentir a região mais aliviada.

Francine Cadore

Fonte: Sociedade Brasileira de Medicina Manual, sites Minha Vida e M de Mulher, acessados em 4 de julho de 2012

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: