Voltar

Cinco Questões sobre...Corrida

Cinco Questões sobre...Corrida

Educador físico e treinador em corrida ajuda a esclarecer algumas dúvidas sobre a atividade

Cinco Questões sobre...Corrida

9 Novembro 2011


É bom correr na grama? A respiração durante a corrida deve ser feita pelo nariz ou pela boca? Alguns assuntos sempre geram dúvidas como essas e, para esclarecê-las, vamos abordá-las na Série Cinco Questões sobre..., que conta com especialistas nos assuntos. A corrida é o foco desta vez. Convidamos o educador físico e diretor técnico da Companhia da Corrida, Ivan Razeira para explicar algumas questões. Confira!



Quais recomendações você daria a quem deseja começar a correr?
O mais importante é procurar um profissional de educação física com experiência na modalidade para orientá-la. Parece estranho , mas existe uma maneira certa de correr e também uma forma adequada para começar. O profissional irá conduzi-la pelo caminho certo e, de maneira individualizada, será capaz de dosar o exercício. Mas antes de tudo, exames cardiológicos são fundamentais para assegurar uma boa prática.


Quais são as melhores superfícies para praticar a corrida e quais devem ser evitadas?
As superfícies mais "macias" são a grama e estrada de terra. O asfalto vem em seguida e o concreto pode ser considerada a mais rígida. Procure sempre optar pelos terrenos mais macios. Se não puder correr sempre neles, procure pelo menos uma vez por semana ir para estradas com menos pavimentação.


O que é necessário para prevenir dores e lesões que podem surgir decorrentes da atividade?
Atividade prescrita e orientada por um profissional qualificado, exames médicos em dia e ao menor sinal de desconforto interromper a atividade e informar o professor, ou procurar um médico. Costumo dizer que, quando a dor aparece, significa que nosso corpo já fez de tudo para resolver a situação, como não consegue mais, vem a dor! Então nunca insista em uma atividade que gere desconforto ou dor.


Como deve ser a respiração durante a corrida?
Deve-se mantê-la num ritmo natural, que irá aumentando conforme o esforço progredir. Não se deve respirar somente pelo nariz ou forçar uma aspiração do ar pela boca. Mantenha a boca e os músculos da face relaxados e quando for necessário o ar entrará naturalmente pela boca. Para um bom resultado respiratório, preste atenção nos movimentos do tórax e abdômen. Atividades como o ioga podem melhorar sua consciência respiratória e ajudar no seu desempenho na corrida.


Em termos de resultados, há diferenças entre correr na esteira e correr na rua?
Sim, a esteira é um ótimo recurso para praticar corrida, mas não substitui o treino de rua. Basicamente a ação muscular quando corre-se na esteira (o chão move-se com propulsão do motor) é um pouco diferente de quando corre-se na rua, então certamente quem só treina na esteira terá um desempenho diferente de quem concilia treinos de rua e esteira.



Ivan Razeira atua, também, como treinador e personal trainer nas modalidades de corrida, triathlon e musculação.




Taise de Queiroz Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: