Voltar

Compartilhar é um aprendizado

Compartilhar é um aprendizado

Redução de custos, rapidez na descoberta do diagnóstico e no tratamento, economia de tempo e receita estão entre os benefícios proporcionados por ações compartilhadas dentro do Sistema.

Compartilhar é um aprendizado

17 Agosto 2012
Compartilhar é a palavra de ordem na atualidade. A iniciativa que está presente no DNA do sistema cooperativista é crescente, especialmente, quando olhamos para o mundo virtual com suas redes sociais e incontáveis atividades de compartilhamento. A revista Unimed BR conversou com médicos do Sistema para saber o que eles pensam sobre a importância da troca de experiências e ouvir sobre as ações que colaboram com a máxima “Juntos somos mais fortes”.

Na Federação Regional das Cooperativas Médicas Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Unimed Cerrado) foi desenvolvido uma série de projetos para auxiliar as filiadas servindo como alicerce para as singulares.

Dr. Danúbio Antonio de Oliveira, presidente da Unimed Anápolis e diretor da Unimed Cerrado, explica que a Federação também tem trabalhado para incentivar e promover a troca de informações e experiências entre as cooperativas.

A exemplo da Unimed do Brasil, a Federação que reúne as singulares de Goiás, Tocantins e DF criou comitês regionais sobre diversos temas de importância fundamental para o Sistema como questões jurídicas, contábeis, de gestão de pessoas e de responsabilidade social.

“Nesse sentido, também desenvolvemos o Centro de Custos Compartilhados para os serviços jurídicos e contábeis. Assim é possível que os custos sejam diluídos e as singulares tenham suas demandas atendidas pagando menos por esses serviços”, explica Dr. Danúbio.

Outra iniciativa da Unimed Cerrado que visa apoiar o desenvolvimento do Sistema por meio de ações de compartilhamento já existe há oito anos e vem sendo aprimorada ao longo do tempo. Trata-se do projeto denominado Prestadoras pelo qual a Unimed Cerrado desenvolve a atividade de operadora e as singulares atuam com a prestação de serviços médicos e atendimento. “Dessa forma auxiliamos às filiadas a enfrentar o mercado e suas exigências, especialmente no caso das singulares menores, garantindo sua sobrevivência no mercado por meio de esforços conjuntos”, acrescenta o diretor.

Para o Dr. Luis Edmundo, cooperado da Unimed BH, compartilhar informações dos pacientes, com ética, é fundamental. “Uma ideia seria a criação de um prontuário eletrônico reunindo os dados médicos de todos os pacientes para ser compartilhado entre os cooperados do Sistema Unimed. Economizaria tempo, reduziria a realização de exames, facilitaria o diagnóstico e o tratamento”, sugere.

O médico conta que na Unimed BH há outras iniciativas que são interessantes e podem servir de base para outras singulares. “Em nossa rotina, realizamos o gerenciamento de pacientes crônicos por meio de um software que reúne o diagnóstico dos mesmos, de posse dessas informações vamos monitorando-os. Por exemplo, podemos convidar um paciente hipertenso a visitar um centro de promoção da saúde e aprender mais sobre a doença e as formas de combatê-la; ou realizar uma busca ativa no software de pacientes que há mais de 06 meses não passam por consulta. Além disso, todos esses dados armazenados no software formam um rico banco de dados para levantamento de estatísticas”.

A Unimed BH realiza também o agendamento on line de consultas, ferramenta que reduz significativamente o tempo de espera por consultas. Os médicos disponibilizam sua agenda de horários dos consultórios na internet e o paciente, após realizar um breve cadastro, tem acesso a essas informações facilitando sua escolha de acordo com a disponibilidade dos médicos, a distância desejada do consultório e outros aspectos.

Sistema semelhante de marcação de consulta on-line da Unimed João Pessoa deverá ser estendido a outras cooperadas após ter sido apresentado à Unimed do Brasil. Além disso, o Hospital Unimed João Pessoa, reconhecido por sua elevada qualidade e especializado em casos de alta complexidade tem trazido um significativo número de pacientes de estados vizinhos.

“Dentro de um processo cooperativista pleno tudo pode e deve ser compartilhado, pois a troca permite que todos ganhem. Somos estimuladores do compartilhamento do conhecimento e trabalhamos para que ele ocorra permanentemente, uma vez que evita retrabalho, perda de energia, rediscussões e perda de dinheiro”, relata Dr. Aucélio Melo de Gusmão, presidente da Unimed João Pessoa.

Na singular de Ribeirão Preto, está em construção um Hospital que será referência para todas as Unimeds da região, que utilizam a rede hospitalar em Ribeirão Preto (SP). A unidade, em localização privilegiada, será voltada para média e alta complexidade e receberá investimento inicial de R$ 42 milhões.

“A construção de um hospital próprio é uma reivindicação de grande parte do corpo associativo e foi aprovada por 99,33% dos médicos presentes na Assembléia Geral Extraordinária, realizada dia 14 de março de 2011. O hospital terá inicialmente 100 leitos para internação e aumentará a capacidade de atendimento aos beneficiários que já contam com uma ampla rede credenciada”, destaca Dr. Humberto Jorge Isaac - Presidente da Unimed Ribeirão Preto.

O dirigente da Unimed João Pessoa reitera que, assim como o know how para a construção de um hospital referência, há muitas outras questões, atividades e experiências pra ser compartilhadas, pois cada uma atua de forma distinta em cada região, e, ao compartilhá-las é possível evitar os erros de determinada iniciativa que possa não ter funcionado em um local, ou ainda encontrar a solução para que a ação funcione em todas as regiões, por exemplo. “Além de trocar as boas idéias é preciso divulgar porque uma ação não deu certo. Assim estimulamos o aprendizado de todos”.

Diversos cases da Federação Unimed/RS já foram compartilhados como da Fundação Farmácias; Sistema RAUF (Rede de Atendimento Unimed Federação), com pontos de autorização nos hospitais, agilizando o atendimento dos usuários; software de medicina preventiva, hospedado no mesmo banco de dados; campanha de promoção de vendas estadual compartilhada; e transporte aeromédico, por intermédio da Uniair, que é compartilhado entre todas as Singulares.

Dr. Gerson Antônio Reis da Silva, Diretor da Federação Unimed/RS faz afirmação em linha com os outros depoimentos “a maior importância do compartilhamento é o ganho em escala, pois os caminhos dos projetos e o custo de planejamento podem ser minimizados pelas Singulares. O que é desenvolvido por uma, pode ser aproveitado e aperfeiçoado pelas outras.”




Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: