Voltar

Corrida diminui em até 40% os riscos de doenças cardiovasculares

Corrida diminui em até 40% os riscos de doenças cardiovasculares

Corrida diminui em até 40% os riscos de doenças cardiovasculares

21 Janeiro 2014

A prática da corrida traz vários benefícios à saúde, entre eles a diminuição em até 40% dos riscos de doenças cardiovasculares. A informação é da educadora física do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Campo Grande, Cosma Regina da Silva.

De acordo com ela, isso ocorre devido à frequência cardíaca. “A corrida é um exercício que ajuda no aumento dos vasos, o que favorece uma melhor circulação do sangue”, afirma.

Ela explica que, na realização de exercícios com frequência, o coração trabalha melhor, sem ter que fazer tanto esforço, o sangue flui e artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

Além desses benefícios, Cosma ressalta o aumento da força e tônus muscular, fortalecimento dos ossos e articulações, perda de peso e diminuição do colesterol ruim (LDL).

A corrida também é uma alternativa para quem não quer ficar parado, já que a rotina é fácil de ser seguida. “É simples praticar um aeróbico como este, pois não necessita de nenhum equipamento extraordinário além do tênis e roupas adequadas. No entanto, é indispensável a consulta de um médico, para saber o estado de sua saúde. Já para aqueles que consultaram um profissional e querem começar, recomenda-se iniciar devagar e ir evoluindo no decorrer das semanas”, pontua a educadora física.

O ritmo deve ser progressivo. Não é indicado correr por horas e na intensidade de preferência.

“Vale ressaltar que um bom alongamento para preparar o corpo é essencial, principalmente das pernas, antes e depois do exercício, para evitar o risco de uma lesão ou dores musculares”, ressalta Cosma.

Leia abaixo algumas dicas para iniciar a sua nova rotina de maneira saudável:

1ª semana e 2ª semana

Recomenda-se o seguinte treino, por três dias alternados: Ande durante 5 minutos e depois corra por 40 segundos. Em seguida, faça cinco séries (ande cinco minutos e corra um minuto) e ande cinco minutos para encerrar. Nos outros dois dias da semana, também alternados, a sugestão é a realização de outra atividade, como, por exemplo, caminhada, musculação, ginástica e dança. Essa alternância entre corrida e atividades diversificadas deve ser cumpridas ao longo de todas as semanas de treino.

3ª semana e 4ª semana

O treino começa a ser intensificado a partir da terceira semana. Recomenda-se uma caminhada durante cinco minutos e, depois, a corrida por um minuto. Em seguida, faça seis séries (ande quatro minutos e corra um minuto) e ande cinco minutos para encerrar.

5ª semana

Assim como nas 3ª e 4ª semanas, recomenda-se que, durante o treino, seja feita uma caminhada durante cinco minutos e corrida por 1 minuto. No entanto, em seguida, devem ser realizadas seis séries de caminhada por quatro minutos e corrida por dois. Para finalizar a atividade, caminhe por mais 5 minutos.

Continue diminuindo o tempo da caminhada e aumentando o do cooper (corrida) até inverter a situação inicial e ficar um por cinco. Faça isso durante 30 minutos e três vezes na semana, em dias alternados.

6ª semana e 7ª semana

Na 6ª semana, o recomendado é correr 15 minutos sem parar e caminhar por mais 45 minutos. Como a intenção é reduzir o tempo de caminhada e gradativamente aumentar o do cooper, na 7ª semana o ideal é correr 20 minutos e caminhar 40.

Na 8ª semana

Recomenda-se que, durante o treino, seja feita uma caminhada durante cinco minutos. Em seguida, devem ser realizadas seis séries de caminhada e corrida, ambas de três minutos cada. Para encerrar a atividade, caminhe por mais cinco minutos.


Unimed Campo Grande

Fonte: Unimed Campo Grande

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)

COMPARTILHAR: