Voltar

Depressão: a doença do mundo moderno

Depressão: a doença do mundo moderno

Depressão: a doença do mundo moderno

3 Outubro 2012


A depressão é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio psicológica.

Os casos de depressão aumentaram consideravelmente nos últimos anos. As motivações para esse fato podem ser variadas, como um trauma, o ritmo de vida imposto pela sociedade moderna, caracterizado pela grande cobrança por resultados individuais rápidos e diferenciação profissional, ou mesmo por causas desconhecidas.

Esse fato, segundo o médico psiquiatra Sebastião Campos, cooperado da Unimed Rondônia, também é consequência da busca crescente pela ajuda médica, que não mais se restringe à solução de problemas físicos. “As pessoas têm se importado mais com o emocional”, enfatiza.

A família tem papel fundamental ao perceber alterações no comportamento do paciente. Campos explica que pelo menos 50% da população pode não ter depressão, mas sofre de algum dos sintomas da doença.

Comum em todas as idades, a depressão nem sempre está ligada apenas à tristeza.
No sexo feminino a depressão pode causar também o isolamento, quando o paciente se fecha em seu próprio mundo, e o desleixo com cuidados pessoais. Para os homens, entre os sintomas estão a frustração, problemas com sono e dores musculares.

O psiquiatra ainda enfatiza que a depressão traz baixa imunidade, tornando o paciente propenso a desenvolver diversas doenças.
Segundo o especialista, ao surgir algum dos sintomas apontados, a pessoa deverá procurar um médico psiquiatra para diagnosticar as causas do problema e iniciar o tratamento.

Camila Quintieri

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: