Voltar

Dicas para manter-se bem e saudável após os 60 anos

Dicas para manter-se bem e saudável após os 60 anos

Permanecer cuidando da saúde física e mental é essencial para vivenciar dias produtivos independentemente da idade

Dicas para manter-se bem e saudável após os 60 anos

11 Setembro 2015
A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra a tendência de envelhecimento do Brasil. O número de pessoas no país acima de 60 anos (definidos como "idosos" dentro da pesquisa) é de 13%, ou seja, dos 201,5 milhões habitantes, 26,1 milhões são idosos. De acordo com estimativas do IBGE, em 2060 a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 para 81 anos de vida. 

Os números e as estimativas materializam a imensidão de dias que há para se viver após os 60 anos. Junto com eles vem a necessidade de cuidar-se fisicamente e mentalmente para garantir que todos os dias sejam proveitosos. Uma das estratégias é descobrir novas atividades ou continuar trabalhando após a aposentadoria, isso ajuda a sentir-se integrado à sociedade e a evitar o tédio e a baixa autoestima. Há ainda diversas outras dicas eficazes para esta fase da vida, separamos seis delas. Confira! 
 

6 dicas para manter-se bem e saudável

 

Encare a maturidade e a velhice como um processo natural e positivo, afinal, fazer de cada fase o melhor depende exclusivamente de você.

 

Procure manter um bom relacionamento com amigos, familiares e colegas. Descobrir novas atividades ou continuar trabalhando são formas que ajudam a se sentir integrado à sociedade e a evitar o tédio e a baixa autoestima.

 

Leve a sério as recomendações de praticar atividades físicas. Essa atitude ajuda a diminuir o declínio funcional e a perda de massa óssea. Exercícios físicos regulares também ajudam na prevenção de quedas.

 

Se está aposentado, procure não ficar sem atividades. Coloque em prática um hobby deixado de lado por falta de tempo, realize um antigo sonho que foi deixado para trás, descubra novas aptidões e, se desejar, aprenda uma nova profissão.

 

Adote cuidados preventivos para manter boa condição de saúde em todas as fases da vida – fique atento à alimentação, exercite-se com frequência, mantenha as consultas médicas em dia, use corretamente os medicamentos prescritos pelo seu médico, exponha-se de forma adequada ao sol e cuide da saúde bucal.

 

Conserve uma vida sexual ativa e segura, procurando apoio do seu médico ao sinal de alterações, lembrando que, com o processo de envelhecimento, algumas mudanças físicas são comuns tanto para os homens como para as mulheres.

 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) / Veja on-line especial: A Melhor Idade

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (4 Votos)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em