Voltar

Dicas para preparar uma lancheira ideal

Dicas para preparar uma lancheira ideal

Dicas para preparar uma lancheira ideal

25 Outubro 2012



Você sabe como preparar uma lancheira saudável, com alimentos que garantam todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das crianças? Esse pode ser um dilema para as mães, que tentam equilibrar a preferência das crianças com a saudabilidade dos alimentos.

Por isso, é importante saber que três grupos alimentares devem estar presentes na lancheira, pois, juntos, são capazes de compensar a energia que a criança gasta durante o dia e contribuem com uma dieta equilibrada.

Os alimentos energéticos são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. Quando queimados no tecido por processo metabólico, transformam-se em água e gás carbônico e liberam energia química, que é transformada em energia mecânica e calor. Entre eles estão os pães, cereais e biscoitos. A nutricionista cooperada Unimed Pindamonhangaba, Daniella Petricelli, recomenda os integrais, que são ricos em fibras e auxiliam na prevenção da obesidade, colesterol e diabetes.

Entre os alimentos construtores estão os iogurtes, leite, suco de soja e queijos. Eles contêm elementos essenciais à formação de novos tecidos, reparo e renovação de tecidos desgastados. “Porém, é preciso estar atento, porque o iogurte ou leite precisam ser armazenados em uma lancheira térmica, que regula a temperatura necessária para conservá-los. Já os sucos de soja em caixinha, que também possuem essa função, podem ser levados sem refrigeração”, explica Daniella, que também ressaltou a importância de optar para os queijos brancos, que integram essa relação de construtores.

As frutas, verduras e legumes fazem parte dos alimentos reguladores. Elementos que estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo. “A banana, laranja, goiaba e uva são frutas típicas dessa estação e devem ser enviadas in natura e inteiras, pois quando cortadas têm um prazo de validade menor, além de perder seus nutrientes”, explica a nutricionista.

Além disso, é importante que as frutas sejam variadas para tornar a lancheira mais atrativa. Se a criança não gosta de frutas e verduras, lanches com folhas verdes ou cenoura ralada podem ajudar, além de sucos naturais, que não proporcionam o mesmo efeito da fruta, mas auxiliam a compor os nutrientes reguladores.

Com essas dicas, você ajudará seu filho a manter uma rotina mais saudável e com muita de energia.



Camila Quintieri

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: