Voltar

Economize água nas tarefas de casa

Economize água nas tarefas de casa

Os alertas sobre a falta de água são constantes. Com dicas simples aplicadas no dia a dia é possível reduzir consideravelmente o consumo de água

Economize água nas tarefas de casa

9 Junho 2016

Um alerta foi feito pela ONU (Organização das Nações Unidas): até 2030, quase metade da população mundial terá problema de abastecimento de água. Isso ocorrerá porque, daqui a 15 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%. No Brasil, a preocupação com a falta de água tornou-se ainda mais constante nos últimos meses. Informações a respeito de locais que estão sem água aparecem diariamente nos noticiários. 

Além de todos os cuidados disseminados constantemente – tomar banho rápido, fechar a torneira enquanto escova os dentes, lavar o carro com balde e pano, etc. –, há determinadas estratégias, utilizadas em algumas tarefas domésticas específicas, que podem reduzir o consumo de água. Separamos cinco delas, confira:

 

 

Verduras

Coloque-as em uma vasilha espaçosa, cubra os vegetais com água e acrescente uma colher (sopa) de água sanitária. 
Deixe descansar por cinco minutos. 
Prepare outra vasilha apenas com água e transfira os vegetais para ela.
Enxágue-os com a água dessa segunda vasilha.
 
 
 
 

Louças

Tire os restos de comida com um guardanapo e jogue na lixeira. 
Para que a sujeira saia mais facilmente dos pratos e os talheres, deixe-os de molho em uma bacia ou na própria cuba da pia por alguns minutos antes de lavar. 
Utilize água corrente apenas para enxaguar.
 
 
 
 
 
 

Reaproveitamento

Utilize a água liberada no primeiro enxágue da máquina de lavar para limpar o quintal e as calçadas, pois ela possui mais sabão. 
A água dos últimos enxágues (que está mais limpinha) utilize para limpar o piso e o banheiro dentro de casa.
 
 
 
 
 

Máquinas de roupa e de louça

Ambas consomem muita água durante o processo de lavagem. 
Para minimizar o consumo, ao invés de colocar poucas peças de roupa ou louça para lavar, aguarde até possuir quantidade suficiente para completar a "carga".
 
 
 
 
 
 

Plantas e jardins

Para regá-los, utilize uma mangueira com esguicho tipo revólver; molhe sempre a base das plantas, não as folhas; durante o verão, regue o jardim pela manhã ou à noite, isso reduzirá a evaporação da água; durante o inverno, regue o jardim pela manhã e em dias alternados.
 
 
 
 

Rafaela Fusieger

Fonte: Blog Minha Casa, Minha Lida / Site Terra Mulher / Site UOL Notícias

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (2 Votos)

COMPARTILHAR: