Voltar

Exercícios físicos: é melhor praticá-los

Exercícios físicos: é melhor praticá-los

Diante de tantos benefícios relacionados à prática regular de atividades físicas, difícil é encontrar razão para não incorporá-la na rotina

Exercícios físicos: é melhor praticá-los

28 Fevereiro 2012


Mesmo com toda a nossa capacidade para encontrar desculpas para não ser ativo fisicamente, é mais vantajoso manter o foco nos benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar. Coloque na balança o que vale a pena, pois o que estará em jogo é a sua saúde e o seu bem-estar.

Saiba mais sobre a importância de deixar o sedentarismo no passado, conhecendo melhor algumas características da prática regular e adequada de atividades físicas:

• Ajuda a controlar o peso
Exercícios podem ajudar a evitar o ganho excessivo de peso e a emagrecer. Mesmo que você não possa, por exemplo, se matricular em uma academia ou reservar um tempo diariamente para se exercitar, procure ser mais ativo em suas tarefas corriqueiras. Trocar o elevador pelas escadas já é um começo.

• Aliado contra doenças
Atividades físicas praticadas regularmente ajudam a evitar uma ampla variedade de problemas e de preocupações com a saúde, como: depressão, diabetes tipo 2, quedas, doenças cardíacas e certos tipos de câncer.

• Melhora o humor
Sentir-se mais feliz e relaxado também é possível com a prática de atividades físicas. A tendência é ainda que você se sinta mais confiante e com a auto-estima mais elevada.

• Promove um sono melhor
Exercícios podem ser seus amigos para conseguir dormir mais rapidamente e ter um sono mais profundo. Procure apenas não se exercitar muito próximo da hora de dormir, pois isso poderá deixá-lo ainda mais desperto.

• Aumenta a energia e a disposição
Atividades físicas podem melhorar sua força muscular, aumentar sua resistência e ajudar seu sistema cardiovascular a trabalhar com mais eficiência. Dessa forma, você tem mais energia para suas tarefas diárias.

• Pode ser divertido
Além de todos os benefícios citados, atividades e exercícios físicos podem ser uma maneira divertida de passar o tempo. Dependendo da modalidade que você escolher praticar, você poderá interagir com amigos e familiares, aproveitar parte do dia ao ar livre e experimentar atividades que o divirtam. Portanto, procure escolher uma atividade que você gosta.

Atenção!
Antes de começar a praticar uma rotina de exercícios, certifique-se de que você está apto para segui-la.Busque um médico para orientá-lo sobre as recomendações a serem seguidas em seu caso e lembre-se de respeitar seus próprios limites.


Taise Bertoldi

Fonte: Mayo Clinic (www.mayoclinic.com)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em