Voltar

Os três “Rs” da sustentabilidade

Os três “Rs” da sustentabilidade

Reduzir, reutilizar e reciclar são ações sustentáveis fundamentais na rotina de um consumidor consciente

Os três “Rs” da sustentabilidade

24 Agosto 2010
Atualmente, é difícil passar uma semana inteira sem se deparar com notícias de acontecimentos no mundo inteiro ligados ao desequilíbrio ambiental. Mesmo quando pode parecer que são situações isoladas e que não está ao nosso alcance tomar uma atitude para melhorar isso, sempre há o que fazer, já que todas as pessoas influenciam no meio ambiente. Só o fato de produzirmos lixo diariamente já é capaz de ilustrar parte da nossa relação (e responsabilidade) com a questão ambiental.

Para fazer alguma coisa a esse respeito, coloque em prática o conceito dos três “Rs” - reduzir, reutilizar e reciclar-, que inclui mudanças no comportamento para diminuir o impacto do lixo na natureza. Lembre-se que a geração de resíduos é precedida pela extração de recursos naturais, que é outra ação impactante sobre o meio ambiente.

Conheça melhor cada uma dessas ações sustentáveis:

Reduzir: para diminuir a quantidade de lixo, a primeira atitude a fazer é reduzir o consumo. Pense em quantas coisas desnecessárias você já comprou e logo descartou. Por isso, antes de comprar, procure analisar bem se você realmente precisa daquilo, pois, além de diminuir o montante de resíduos, ainda é possível economizar.

Reutilizar: procure reutilizar os objetos antes de jogá-los fora. Com criatividade, é possível, muitas vezes, encontrar novas aplicações ou utilidades para coisas antigas, proporcionando, assim, uma segunda vida aos produtos e materiais e diminuindo o desperdício.

Reciclar: esse é o terceiro passo dos “Rs”, pois a reciclagem também gera resíduos, sendo uma forma de minimizar o impacto ambiental, mas não de preveni-los. Após tentar reduzir o consumo e reaproveitar o produto, encaminhe-o para ser reciclado, por meio da coleta seletiva. Além de ser um processo que ajuda no quesito ambiental, também é benéfico do ponto de vista social, pois gera renda para os catadores ou cooperativas.



Taise Bertoldi

Fonte: Ministério do Meio Ambiente, Planeta Sustentável (Especial Casa Sustentável – 08/2009), InfoEscola.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: