Voltar

Por que o verão não combina com alimentos pesados?

Por que o verão não combina com alimentos pesados?

Por que o verão não combina com alimentos pesados?

17 Dezembro 2012

Sensação de estufamento, queimação e desconforto são sintomas típicos da má digestão, que pode ser potencializada quando são ingeridos alimentos pesados, especialmente, em dias muito quentes.

“Com o calor, há o aumento da temperatura corporal. Como reação do organismo para reduzir a sensação de calor, produzimos o suor. Dessa forma, perdemos água e sais minerais importantes para o organismo", explica a nutricionista Camila Pacheco, colaboradora da Unimed Campo Grande.

O consumo de comidas pesadas exige muito do organismo, pois o corpo deposita toda sua energia para realizar a digestão desses alimentos, podendo causar o desconforto, indigestão e azia. Por isso, o ideal é o consumo de itens de fácil digestão, ricos em água, vitaminas e sais minerais, perfeitos para repor o que foi eliminado pelo suor.

Frutas, verduras, legumes, cereais, peixes e queijos magros (brancos) são os alimentos mais indicados para os dias com altas temperaturas, pois além de serem de fácil digestão, não possuem alto valor calórico. Já os pratos ricos em gordura, como frituras, maioneses, carnes gordas, molhos feitos com queijo e massas como lasanha devem compor a lista dos alimentos evitados nessa época do ano.

A nutricionista também ressalta que líquidos devem ser ingeridos sempre, com preferência à água, sucos e chás para hidratar o corpo.

Siga todas as recomendações e aproveite o verão.


Camila Quintieri

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: