Voltar

Unimed Participações promove análise da economia mundial e discussão sobre o business saúde no Brasil

Unimed Participações promove análise da economia mundial e discussão sobre o business saúde no Brasil

Unimed Participações promove análise da economia mundial e discussão sobre o business saúde no Brasil

17 Agosto 2012
Em sua segunda edição, a Bussola Econômica, evento realizado pela Unimed Participações em 25 de julho, em São Paulo, reuniu cerca de 60 dirigentes entre representantes da Unimed do Brasil, Unimed Seguros, Central Nacional Unimed, Unimed Participações, além de membros da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (IHCO).

Idealizada para promover a análise macroeconômica, agregando valor à gestão com foco na sustentabilidade econômica do Sistema Unimed, a Bussola Economica 2012 trouxe como palestrante Sergio Bechelli, ex-secretário de saúde e meio ambiente do Rio Grande do Sul e especialista em saúde pública.

A abertura do evento foi realizada por Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações, que citou o evento como uma das mais importantes ações de comunicação da empresa, detalhando também os pilares do plano estratégico da Participações, focado na administração de benefícios, laboratórios, hospitais e medicamentos genéricos.

Seu discurso foi seguido pelas palavras do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino que elogiou a iniciativa da empresa. “A Unimed Participações tem muito a contribuir com o novo modelo de cooperativismos que a Unimed está desenvolvendo”.

Durante a apresentação, Bechelli trouxe um panorama da economia mundial, citandos os cenários atuais dos principais players, destacando a desaceleração do crescimento econômico chinês; o melhor crescimento dos EUA no curto prazo bem como seus entraves estruturais para crescimento no longo prazo; o avanço das negociações políticas apesar da falta de políticas pró-crescimento e da acentuada aversão ao risco; e finalmente sobre o Brasil com um cenário de política econômica consistente, sistema financeiro sólido e “colchões” de liquidez que conferem robustez à economia nacional.

Em seguida, enumerou as oportunidades e ameaças para o business da saúde no Brasil após abordar as mudanças na saúde a partir da década de 80, chegando aos números atuais. O especialista citou o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) no qual o Brasil figura na 175a posição entre os 191 países listados. O país também é o segundo maior mercado mundial no sistema de medicina privada, atrás apenas dos EUA.
Em meio aos números apresentados e às análises desenvolvidas, saltou aos olhos a necessidade da criação de novos leitos para atender à demanda nacional, afirmação feita pelo especialista e reforçada pelo presidente da Unimed Seguros, Rafael Moliterno.

Rafael, inclusive, encerrou os comentários finais do evento alertando para a importância fundamental de um planejamento estratégico entre o setor público e o privado para os avanços na saúde. Afirmação que foi reforçada pelo palestrante “Hoje é claro para o governo que não é possível formatar uma política nacional de saúde sem ouvir a saúde suplementar”, completou Bechelli.


Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: