Voltar

Você já deu risada hoje?

Você já deu risada hoje?

Você sabia que o riso pode ajudar na prevenção de doenças do coração? É o que diz vários estudos internacionais. Entenda como isso funciona e porque você deve sorrir mais

Você já deu risada hoje?

17 Setembro 2018

Você já deve ter escutado a expressão “rir é o melhor remédio”. E saiba que, ao que indicam estudos internacionais, esse ditado popular pode estar cheio de verdades. A risada ou a gargalhada é capaz de alterar o humor até mesmo de quem estiver ao seu lado.

Quando estamos diante de situações desagradáveis que geram estresse, sofrimento, raiva, desespero, medo, mal humor ou qualquer outro sentimento ruim, há um desequilíbrio na energia vital. Isso ocorre porque corpo e mente estão interligados e os estados emocionais negativos geram energia negativa, ocasionando um desequilíbrio psicossomático.

Para ajudar na reversão desses sentimentos, uma das saídas é o riso, que provoca sensações de prazer e bem-estar ao cérebro e organismo. Estudos revelam que o riso diminui os níveis dos hormônios do estresse, reduz a inflamação nas artérias e aumenta o "bom" colesterol.  Veja o que mais o riso pode fazer por você:

Ajuda a relaxar o corpo e a mente

Contribui para o fortalecimento das defesas orgânicas

Melhora a circulação e a pressão arterial

Ajuda a diminuir a frequência cardíaca

Reduz o risco de ataque cardíaco e derrame

Ativa a liberação de substâncias que combatem o estresse

Libera neurotransmissores do bem-estar - dopamina, endorfina e serotonina


Texto: Jailde Barreto / Design: Alex Mendes e Gustavo Deip

Fonte: Psychology Today, A Terapia do Riso. A cura pela alegria, Dr. Eduardo Lambert. Editora Pensamento e Harvard Medical School.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (5 Votos)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em