Voltar

Você sabe proteger a sua pele?

Você sabe proteger a sua pele?

Faça chuva ou faça sol, aplique diariamente o filtro solar na pele

Você sabe proteger a sua pele?

10 Dezembro 2012
Indispensável na bolsa ou na nécessaire em todos os dias do ano, o filtro de proteção solar ganha mais adeptos quando as altas temperaturas chegam. Essencial para afastar o risco do câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil, o protetor solar deve ser usado sempre: em dias chuvosos, nublados, e claro, nos ensolarados.

Aplicá-lo corretamente sobre a pele garante segurança e proteção. Mas requer técnica. Será que você está livre dos perigos solares? Conhece as novas regras de comercialização do filtro solar? Qual o fator ideal para a sua cor?

Faça o quiz e confira se você sabe proteger a sua pele dos efeitos prejudiciais do sol.

 

Resultado:

Você acertou X e errou Y de um total de Z perguntas.

X% de aproveitamento.

 

1.Por que é preciso usar o protetor solar todos os dias?

2. Usar protetor solar só com FPS garante uma proteção segura.

Nota: o FPS (Fator de Proteção Solar) protege a pele contra a ação dos raios ultravioletas B (UVB), responsáveis pelas queimaduras solares e a vermelhidão. Os raios A (UVA) atingem as camadas mais profundas da pele, causando o envelhecimento solar e danos irreversíveis. Portanto, protetores com proteção UVA (FPUVA) e UVB (FPS) garantem uma proteção segura.

3. Depois de aplicar o produto, é necessário reaplicá-lo.

Nota: o protetor solar deve ser reaplicado com frequência para que garanta a proteção. Mesmo que possua alto FPS/FPUVA e seja resistente à água é necessário reaplicá-lo, principalmente após nadar, suar intensamente ou se expor por tempo prolongado ao ar livre. A frequência de aplicação deve ser seguida conforme indicação de cada produto.

4. Os autobronzeadores protegem a pele dos efeitos do sol.

Nota: os autobronzeadores são produtos que promovem o "bronzeado seguro", já que pigmentam a pele sem a necessidade de exposição solar. Tem finalidade estética e nenhuma eficácia contra a ação dos raios solares porque não têm FPS/FPUVA.

5. Não há razão para usar diferentes filtros no rosto e no corpo.

Nota: o protetor solar adequado para o rosto contém a designação "facial" na embalagem. Os produtos são mais sensíveis e, normalmente, não-comedogênicos, que não obstruem os poros e minimizam o risco de piora ou formação de acne e cravos.

6. O protetor solar FPS 15 é o menor fator indicado pelos especialistas.

Nota: A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o FPS 15 como o menor fator. Antes de escolher o protetor, preste atenção à tonalidade da sua pele. Pessoas brancas devem usar, no mínimo, o FPS 50, morenas, FPS 30, e negros, FPS 15.

7. A melhor maneira de aplicar o filtro solar no corpo é com as pontas dos dedos.

Nota: Aplicar o protetor solar com a palma das mãos garante uma cobertura uniforme e eficaz. Não se esqueça de proteger as orelhas, pés e mãos.

8. Bloqueadores solares protegem 100% a pele do envelhecimento precoce.

Nota: os protetores solares não protegem 100% contra os efeitos nocivos do sol. A afirmação foi usada amplamente pelos fabricantes nas embalagens dos produtos, mas uma determinação recente da Anvisa proíbe o uso do termo.

Você precisa responder todos os campos!

Repórter: Francine Cadore/ Designer: Pabla Vieira

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e site Minha Vida.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: