Seja bem-vindo ao Blog do Portal

Este é um canal de comunicação criado pelo Portal Unimed para compartilhar as principais tendências do mundo digital.

Aqui falamos sobre tecnologia, marketing, comunicação, design, redes sociais ou qualquer outra área que, de alguma maneira, influencia o comportamento e a comunicação das pessoas no universo virtual.

O Blog do Portal é um projeto colaborativo, realizado pelos colaboradores do Portal Unimed. Caso ainda não saiba quem somos, clique aqui e descubra mais sobre nossa empresa e as soluções web que desenvolvemos para o Sistema Unimed.

Obrigado por sua visita e boa leitura!

Tecnologia humanizada: inovações geram experiências e ajudam na promoção da saúde

Tecnologia humanizada: inovações geram experiências e ajudam na promoção da saúde

Tecnologia humanizada: inovações geram experiências e ajudam na promoção da saúde

18 Julho 2018

Por Alexsandro Mendes

Por algumas décadas a sociedade viveu sob as diretrizes da tecnologia, adaptando-se e aprendendo a lidar com o que havia de novo. Hoje é a tecnologia que está moldando-se às necessidades do homem, tornando-se uma das principais ferramentas para salvar vidas e melhorar o bem-estar humano.

Especialistas afirmam que a tecnologia está em processo de transição e que caráter funcional não é o que mais importa hoje em dia. Algumas das novas tecnologias tenderão a aprender com a interação. Outras, serão pensadas ao redor do ser humano (centered human). No entanto, ambas pretendem gerar experiências mais humanizadas e trazer resultados positivos para as pessoas.

Um bom exemplo é o aplicativo Gherbtna. Criado por Mojaher Akil, o app, que em português significa "solidão no exílio", foi pensado para ajudar os refugiados sírios que saíram de seu país e enfrentam problemas para se alimentar, trabalhar e, principalmente, se comunicar em sua nova vida. O criador, também refugiado, dividiu as funcionalidades do app em 4 principais serviços: informação sobre asilo político, notícias, oportunidades e ajude-me. Milhares de refugiados se beneficiam do app, pois conseguem encontrar moradia, trabalhos apropriados e educação para as crianças. O Gherbtna já foi baixado mais de 40 mil vezes e seu site tem em média 3 mil visualizações por dia. Isso tudo deu ao aplicativo destaque diante de um cenário instável e abriu portas para Mojaher Akil palestrar no Google.

Outra maneira evidente que mostra como a tecnologia está aprendendo sobre o comportamento humano são os aplicativos de saúde e vida fitness. Além dos smartphones, os wearables como pulseiras, relógios, fones de ouvido e até óculos de realidade virtual, ganharam destaque como opções para melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral. Com a união de um design compacto à tecnologia das nuvens e à transmissão wireless de dados, esses dispositivos ajudam a monitorar a saúde das pessoas e são fortes aliados dos médicos. A maioria deles sincronizam com um celular e geram relatórios por meio da contagem de passos, distâncias percorridas, batimentos cardíacos e calorias gastas. Toda essa facilidade está em aprimoramento e em pouco tempo poderá detectar doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Ainda sobre o bem-estar das pessoas, mas agora em nível global, o projeto I-React é um ótimo exemplo do emprego da tecnologia humanizada. O I-React é uma plataforma colaborativa mundial em resposta aos desastres naturais. É por meio da análise de dados e troca de informações em tempo real que é possível evitar danos e ampliar o alcance humanitário. O I-React engloba iniciativas como:

  1. Tera (Trilogy Emergency Relief Application): um aplicativo que identifica e envia mensagens maciças (onde encontrar serviços médicos e água potável, por exemplo) para dispositivos em determinada localidade e facilita a busca dos desaparecidos.
  2. Loon: o projeto do Google oferta conectividade para locais de difícil acesso nas catástrofes naturais por meio de balões de grande altitude equipados com transmissores de sinais.
  3. Serval: um app que permite a comunicação entre os celulares, mesmo sem cobertura, por meio de mensagens de texto e ligações.

A incorporação do termo Tecnologia Humanizada dentro das empresas avança com timidez. No entanto, cresce à medida que os ecossistemas digitais exploram novas possibilidades para empresas do ramo de TI e Comunicação. Negócios que possuem em sua essência os conceitos de inovação devem defender a responsabilidade de criar coisas focadas na experiência e no bem-estar das pessoas.


Alexsandro Mendes é web designer no Portal Unimed e tem formação em Publicidade

Fonte: https://forbes.uol.com.br/colunas/2016/07/refugiados-sirios-usam-aplicativos-para-conseguir-viver-na-europa/ https://usemobile.com.br/wearables-setor-da-saude/ https://thedailyprosper.com/pt/a/tecnologia-um-salva-vidas-diante-dos-desastres-naturais


Média (2 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


  • nossos produtos
  • app unimed com você
  • guia médico
  • viver bem