Voltar

Federação das Unimeds GO|TO|DF celebra a Campanha Novembro Azul

Federação das Unimeds GO|TO|DF celebra a Campanha Novembro Azul

Federação das Unimeds GO|TO|DF celebra a Campanha Novembro Azul

Colaboradores da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal (Federação GO|TO|DF) participaram, no dia 24 de novembro, de mais uma edição da Campanha Novembro Azul, uma forma de lembrar a importância de prevenir o câncer de próstata no mês dedicado ao combate à doença. A data é celebrada todos os anos pela Federação e mais uma vez foi elaborada uma programação com várias ações, incluindo palestra, serviços de massagem, maquiagem e barbearia e um lanche temático. Durante o evento, também foram sorteados vários brindes entre colaboradores.

O médico Vardeli Alves de Moraes palestrou sobre o tema “A Saúde do Homem” e esclareceu que o homem padece mais de doenças do que as mulheres por que procura menos as formas de prevenir, além de não ter o hábito de fazer consultas médicas regulares e muitas vezes não seguir à risca o tratamento indicado pelo profissional de saúde. “O cuidado com a saúde não é visto como prática masculina”, destacou o palestrante. Ele lembrou que falta estímulo para o homem buscar manter uma vida saudável e que há muito preconceito em relação ao exame de toque, que é muito importante para avaliar a saúde da próstata. “Em muitos casos, a falta de informação leva ao preconceito e muitos homens deixam de fazer o exame preventivo”, comentou.

Vardeli Alves explicou que a cada seis homens um irá desenvolver câncer de próstata e que a doença é a segunda enfermidade que mais mata homens no Brasil. “É uma doença grave e prevalente em nosso País, que mata, em média, 13 mil homens todos os anos”, acrescentou. O médico destacou que os fatores de risco para o câncer de próstata são a idade, o consumo excessivo de álcool e cigarro e principalmente o histórico familiar. Além disso, ele informou que a doença é mais frequente em homens acima dos 50 anos e que o câncer se desenvolve de forma silenciosa e sem apresentar sintomas. “Geralmente, quando o homem percebe alguma alteração, como dificuldade de urinar, a doença já está instalada”, observou.

O Centro de Desenvolvimento Humano da Federação foi todo decorado com balões azuis para chamar a atenção para a cor oficial da Campanha Novembro Azul. O coordenador de logística da Federação das Unimeds GO|TO|DF, Leandro Luiz Alves, elogiou a iniciativa da promoção de ações em celebração à Campanha Novembro Azul. “É uma iniciativa muito interessante e uma boa oportunidade para todos os colaboradores esclarecerem dúvidas sobre a doença”, disse. O coordenador acrescentou que o evento também contribui para uma maior integração entre os colaboradores da Federação.

Para a analista de qualidade da Federação das Unimeds GO|TO|DF, Raquel Marques de Oliveira, a Campanha Novembro Azul é muito importante por envolver todos os colaboradores. “Todo o aprendizado que temos aqui serve para agregar conhecimento e todos levam esse aprendizado casa, para a academia e outros ambientes sociais”, avaliou. Ela acredita que o trabalho de conscientização proposto pela campanha não fica restrito ao ambiente de trabalho na Federação e que cada colaborador atua como multiplicador da mensagem de prevenção ao câncer de próstata ao replicar as informações para os pais, esposos ou irmãos.


Rosane Rodrigues da Cunha