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Novo sistema vai otimizar atendimento na Unimed Maringá

Novo sistema vai otimizar atendimento na Unimed Maringá

Conforme planejado, virada do Projeto PREV MED, ocorrida neste dia 28, visa melhorar os processos para que cooperativa atenda os clientes com excelência e foco na prevenção

Novo sistema vai otimizar atendimento na Unimed Maringá

Conforme planejado, virada do Projeto PREV MED, ocorrida neste dia 28, visa melhorar os processos para que cooperativa atenda os clientes com excelência e foco na prevenção

5 Maio 2015

 

No início de fevereiro, gestores da Unimed Maringá e colaboradores do setor de Medicina Preventiva (MEP) se reuniram para a abertura do projeto “PREV MED”, fruto de uma parceria entre a cooperativa e a Phillips Clinical Informatics, e que tornou possível a implantação do sistema de gestão para operadoras de planos de saúde Philips Tasy na MEP. Na ocasião, o gerente de Inovação e Tecnologia Fabio João Serpa, ressaltou a necessidade de substituir as rotinas manuais por sistemas mais avançados, lembrando que “o objetivo é buscar soluções para adequar a empresa aos desafios do presente e do futuro”. Segundo ele informou na ocasião, a implantação é inédita no Brasil e proporcionará uma série de outros benefícios. “A Unimed Maringá está fazendo muitos investimentos em tecnologias”, acrescentou Serpa, informando que o prazo para o início da utilização do novo sistema era 28 de abril. Para isso, consultores da Philips viriam a Maringá para a realização de treinamentos com os colaboradores.

 

Dois meses depois, exatamente no início da manhã dia 28 de abril, acontecia, conforme planejado, a virada do Projeto PREV MED, que consiste na implantação de um sistema, cujo foco é trabalhar com a prevenção e manutenção da saúde.  O objetivo é que a Unimed Maringá possa atender seus clientes com excelência, com foco na prevenção.

 

De acordo com Serpa, o sistema Philips TASY disponibiliza inúmeras ferramentas que permitem um controle efetivo de todos os processos de uma operadora de planos de saúde. O sistema eliminará o processo manual e minimizará a possibilidade de falhas no trabalho realizado pelo setor. Será possível, por exemplo, mapear a saúde dos mais de 180 mil clientes e, a partir das informações compiladas, desenvolver programas específicos voltados a prevenção de doenças. Desde o primeiro semestre de 2014, o setor utiliza o TASY de forma adaptada, e que não abrange todo o trabalho realizado pelos colaboradores da área.

 

Serpa e a gerente de Recursos Próprios, Carolina Lastra, agradeceram o empenho dos colaboradores para a conquista desse objetivo. Lastra explica que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Unimed Maringá. “Entre os nossos objetivos está o aumento do número de vidas assistidas”, frisa, pontuando que as metas incluem a ampliação para 5,4 mil, até 31 de dezembro, da quantidade de clientes, o mapeamento de 100% da saúde dos clientes, e também um ambulatório itinerante da MEP com foco no segmento empresarial.

 

Para a supervisora da MEP, Izabel Jordão, o “PREV MED” representa uma revolução. “As informações de que dispomos hoje são básicas mas, com o mapeamento, teremos um desenho detalhado do perfil dos clientes”, afirma. Segundo ela, a identificação de fatores de risco permitirá a realização de um trabalho preventivo para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas (caso de diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatia e outras). A supervisora destaca também que até 31 de dezembro do ano passado, a MEP prestava atendimento direto a 3 mil clientes, participantes dos vários programas desenvolvidos no setor - número que deverá saltar para 10 mil até o final deste ano, incluindo pessoas atendidas na própria MEP, e também em domicílios e empresas.

 

Benefícios

Com a implantação, serviços como a captação de beneficiários para a MEP, controle de programas, atendimentos (presenciais ou por telemonitoramento), passarão a ser controlados pelo sistema. Isso irá otimizar o trabalho do setor, reduzindo o trabalho com tarefas administrativas, diminuindo o trabalho manual, e liberando tempo para maior cuidado com os pacientes. “O módulo de Medicina Preventiva para o TASY foi desenvolvido recentemente pela Philips, e já conta com a tecnologia Java, que tem uma interface mais amigável e desempenho superior à linguagem antiga ainda utilizada pelas demais áreas da cooperativa, chamada Delphi.

Outro benefício da nova linguagem é que ela permitirá melhores visualizações de relatórios no TASY, facilidade de acesso e, futuramente, acesso mobile (celular). A tendência é que com o tempo todo os setores utilizem o TASY com a nova tecnologia”, diz o coordenador do Escritório de Projetos da Unimed, Guilherme Teló.

 

A Philips Clinical Informatics é a empresa parceira da Unimed para a implantação do AGIU (Ambiente de Gestão Integrada Unimed Maringá), que está viabilizando o TASY nos demais setores da cooperativa. A implantação do TASY substituirá outros sistemas e trará inúmeros benefícios para os cooperados, rede credenciada e colaboradores. A Unimed Maringá está agora na Fase 2 do projeto, que migrará os setores de Atendimento e Rede Credenciada para o Tasy. A inclusão destes setores no sistema será crucial para a cooperativa, pois envolverá os cooperados, prestadores e clientes.

 

Além de Fábio Serpa, Carolina Lastra e Guilherme Teló, integram a equipe Fernando Fecarotta, coordenador de Informática da cooperativa, Izabel Jordão, supervisora da MEP, e o consultor Ronan de Oliveira.

 

 

Melhorias em geral

- Redução significativa no tempo de criação dos indicadores e dados mais confiáveis.

- Rastreabilidade de todos os processos.

- Redução geral dos tempos de trabalho.

- Redução significativa do retrabalho.

- Padronização sistêmica dos processos.

- Possibilidade de massificar o serviço da Medicina Preventiva, sem perder o controle operacional.

- Redução do papel.

- Base para soluções mais elaboradas.

- Economia com licenciamento Microsoft. (Excel)

- Agilidade e mais segurança no agendamento devido a unificação das agendas.

- Controle de campanhas no sistema. Ex: Outubro Rosa e Novembro Azul.

- Controle de produtividade dos profissionais da MEP.

- Redução significativa do tempo administrativo do processo de telemonitoramento, aumentando o tempo em contato com o cliente.


Unimed Maringá

Fonte: Unimed Maringá


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