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Sistema desenvolvido para Medicina Preventiva otimizará atendimento na Unimed Maringá

Sistema desenvolvido para Medicina Preventiva otimizará atendimento na Unimed Maringá

Sistema desenvolvido para Medicina Preventiva otimizará atendimento na Unimed Maringá

25 Fevereiro 2015

 

Gestores da Unimed Maringá e colaboradores do setor de Medicina Preventiva (MEP), da cooperativa se reuniram recentemente para a reunião de abertura do projeto “Med Prev”, fruto de uma parceria entre a cooperativa e a Phillips Clinical Informatics, e que tornou possível a implantação do sistema de gestão para operadoras de planos de saúde Philips Tasy na MEP. Na ocasião, o gerente de Inovação e Tecnologia Fabio João Serpa, ressaltou a necessidade de substituir as rotinas manuais por sistemas mais avançados, lembrando que “o objetivo é buscar soluções para adequar a empresa aos desafios do presente e do futuro”. Segundo ele, a implantação é inédita no Brasil, e proporcionará uma série de outros benefícios. “A Unimed Maringá está fazendo muitos investimentos em tecnologias”, acrescentou Serpa, informando que o prazo para o início da utilização do novo sistema é 28 de abril. Até lá, consultores da Phillips virão a Maringá para a realização de treinamentos com os colaboradores.

 

O sistema Philips Tasy disponibiliza inúmeras ferramentas que permitem um controle efetivo de todos os processos de uma operadora de planos de saúde. O sistema eliminará o processo manual e minimizará a possibilidade de falhas no trabalho realizado pelo setor. Será possível, por exemplo, mapear a saúde dos mais de 180 mil clientes e, a partir das informações compiladas, desenvolver programas específicos voltados a prevenção de doenças. Desde o primeiro semestre de 2014, o setor utiliza o Tasy de forma adaptada, e que não abrange todo o trabalho realizado pelos colaboradores da área.

 

A gerente de Recursos Próprios, Carolina Lastra, explica que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Unimed Maringá. “Entre os nossos objetivos está o aumento do número de vidas assistidas”, frisa, pontuando que as metas incluem a ampliação para 5,4 mil, até 31 de dezembro, da quantidade de clientes, o mapeamento de 100% da saúde dos clientes, e também um ambulatório itinerante da MEP com foco no segmento empresarial.

 

Para a supervisora da MEP, Izabel Jordão, o “Med Prev” representa uma revolução. “As informações de que dispomos hoje são básicas mas, com o mapeamento, teremos um desenho detalhado do perfil dos clientes”, disse. Segundo ela, a identificação de fatores de risco permitirá a realização de um trabalho preventivo para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas. A supervisora destaca também que até 31 de dezembro do ano passado, a MEP prestava atendimento direto a 3 mil clientes, participantes dos vários programas desenvolvidos no setor - número que deverá saltar para 10 mil até o final de 2015, incluindo pessoas atendidas na própria MEP, e também em domicílios e empresas.  

 

Benefícios

Com a implantação, serviços como a captação de beneficiários para a MEP, controle de programas, atendimentos (presenciais ou por telemonitoramento), passarão a ser controlados pelo sistema. Isso irá otimizar o trabalho do setor, reduzindo o trabalho com tarefas administrativas, diminuindo o trabalho manual, e liberando tempo para maior cuidado com os pacientes. “O módulo de Medicina Preventiva para o Tasy foi desenvolvido recentemente pela Philips, e já conta com a tecnologia Java, que tem uma interface mais amigável e desempenho superior à linguagem antiga ainda utilizada pelas demais áreas da cooperativa, chamada Delphi. Outro benefício da nova linguagem é que ela permitirá melhores visualizações de relatórios no Tasy, facilidade de acesso e, futuramente, acesso mobile (celular). A tendência é que com o tempo todo os setores utilizem o Tasy com a nova tecnologia”, diz o coordenador do Escritório de Projetos da Unimed, Guilherme Teló.

 

Para lembrar: A Philips Clinical Informatics é a empresa parceira da Unimed para a implantação do AGIU (Ambiente de Gestão Integrada Unimed Maringá), que está viabilizando o Tasy nos demais setores da cooperativa. A implantação do Tasy substituirá outros sistemas e trará inúmeros benefícios para os cooperados, rede credenciada e colaboradores. A Unimed Maringá está agora na Fase 2 do projeto, que migrará os setores de Atendimento e Rede Credenciada para o Tasy. A inclusão destes setores no sistema será crucial para a cooperativa, pois envolverá os cooperados, prestadores e clientes.


Unimed Maringá

Fonte: Unimed Maringá


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