Sistema desenvolvido para Medicina Preventiva otimizará atendimento na Unimed Maringá
Sistema desenvolvido para Medicina Preventiva otimizará atendimento na Unimed Maringá
25 Fevereiro 2015
Gestores da Unimed Maringá e colaboradores do setor de Medicina Preventiva (MEP), da cooperativa se reuniram recentemente para a reunião de abertura do projeto “Med Prev”, fruto de uma parceria entre a cooperativa e a Phillips Clinical Informatics, e que tornou possível a implantação do sistema de gestão para operadoras de planos de saúde Philips Tasy na MEP. Na ocasião, o gerente de Inovação e Tecnologia Fabio João Serpa, ressaltou a necessidade de substituir as rotinas manuais por sistemas mais avançados, lembrando que “o objetivo é buscar soluções para adequar a empresa aos desafios do presente e do futuro”. Segundo ele, a implantação é inédita no Brasil, e proporcionará uma série de outros benefícios. “A Unimed Maringá está fazendo muitos investimentos em tecnologias”, acrescentou Serpa, informando que o prazo para o início da utilização do novo sistema é 28 de abril. Até lá, consultores da Phillips virão a Maringá para a realização de treinamentos com os colaboradores.
O sistema Philips Tasy disponibiliza inúmeras ferramentas que permitem um controle efetivo de todos os processos de uma operadora de planos de saúde. O sistema eliminará o processo manual e minimizará a possibilidade de falhas no trabalho realizado pelo setor. Será possível, por exemplo, mapear a saúde dos mais de 180 mil clientes e, a partir das informações compiladas, desenvolver programas específicos voltados a prevenção de doenças. Desde o primeiro semestre de 2014, o setor utiliza o Tasy de forma adaptada, e que não abrange todo o trabalho realizado pelos colaboradores da área.
A gerente de Recursos Próprios, Carolina Lastra, explica que a iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Unimed Maringá. “Entre os nossos objetivos está o aumento do número de vidas assistidas”, frisa, pontuando que as metas incluem a ampliação para 5,4 mil, até 31 de dezembro, da quantidade de clientes, o mapeamento de 100% da saúde dos clientes, e também um ambulatório itinerante da MEP com foco no segmento empresarial.
Para a supervisora da MEP, Izabel Jordão, o “Med Prev” representa uma revolução. “As informações de que dispomos hoje são básicas mas, com o mapeamento, teremos um desenho detalhado do perfil dos clientes”, disse. Segundo ela, a identificação de fatores de risco permitirá a realização de um trabalho preventivo para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas. A supervisora destaca também que até 31 de dezembro do ano passado, a MEP prestava atendimento direto a 3 mil clientes, participantes dos vários programas desenvolvidos no setor - número que deverá saltar para 10 mil até o final de 2015, incluindo pessoas atendidas na própria MEP, e também em domicílios e empresas.
Benefícios
Com a implantação, serviços como a captação de beneficiários para a MEP, controle de programas, atendimentos (presenciais ou por telemonitoramento), passarão a ser controlados pelo sistema. Isso irá otimizar o trabalho do setor, reduzindo o trabalho com tarefas administrativas, diminuindo o trabalho manual, e liberando tempo para maior cuidado com os pacientes. “O módulo de Medicina Preventiva para o Tasy foi desenvolvido recentemente pela Philips, e já conta com a tecnologia Java, que tem uma interface mais amigável e desempenho superior à linguagem antiga ainda utilizada pelas demais áreas da cooperativa, chamada Delphi. Outro benefício da nova linguagem é que ela permitirá melhores visualizações de relatórios no Tasy, facilidade de acesso e, futuramente, acesso mobile (celular). A tendência é que com o tempo todo os setores utilizem o Tasy com a nova tecnologia”, diz o coordenador do Escritório de Projetos da Unimed, Guilherme Teló.
Para lembrar: A Philips Clinical Informatics é a empresa parceira da Unimed para a implantação do AGIU (Ambiente de Gestão Integrada Unimed Maringá), que está viabilizando o Tasy nos demais setores da cooperativa. A implantação do Tasy substituirá outros sistemas e trará inúmeros benefícios para os cooperados, rede credenciada e colaboradores. A Unimed Maringá está agora na Fase 2 do projeto, que migrará os setores de Atendimento e Rede Credenciada para o Tasy. A inclusão destes setores no sistema será crucial para a cooperativa, pois envolverá os cooperados, prestadores e clientes.
Fonte: Unimed Maringá