Voltar

Em índice da ANS, oito Unimeds se destacam entre as dez operadoras de saúde mais bem avaliadas do País

Em índice da ANS, oito Unimeds se destacam entre as dez operadoras de saúde mais bem avaliadas do País

IDSS 2019, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), classifica 84% das 263 cooperativas, e uma seguradora, do Sistema Unimed nas duas maiores faixas do ranqueamento, que avalia a qualidade assistencial

Em índice da ANS, oito Unimeds se destacam entre as dez operadoras de saúde mais bem avaliadas do País

IDSS 2019, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), classifica 84% das 263 cooperativas, e uma seguradora, do Sistema Unimed nas duas maiores faixas do ranqueamento, que avalia a qualidade assistencial

20 Março 2020

De acordo com o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2019 – ano-base 2018, divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), oito das dez operadoras mais bem qualificadas são Unimeds. O indicador classifica o setor em notas de zero a 1,0, avaliando a qualidade assistencial em todo o País, e está dentro do Programa de Qualificação das Operadoras, conduzido pela própria agência reguladora.

Estão em destaque no topo do ranking as seguintes Unimeds:

  • 1º lugar – Unimed de Santa Bárbara D´Oeste e Americana (SP)
  • 3º Lugar – Unimed Encosta da Serra (RS)
  • 5º Lugar – Unimed Piracicaba (SP)
  • 6º Lugar – Unimed Vitória (ES)
  • 7º Lugar – Seguros Unimed
  • 8º Lugar – Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS)
  • 9º Lugar – Unimed Pato Branco (PR)
  • 10º Lugar – Unimed Belo Horizonte (BH)

 

O IDSS permite a avaliação anual do desempenho das operadoras por meio de um conjunto de indicadores voltados à qualidade de atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação – inclusive, a ANS introduziu indicadores que avaliaram aspectos estratégicos como a avaliação do reajuste aplicado aos planos coletivos e a comercialização de planos individuais para o ano-base 2018.

“A excelência é algo intrínseco ao Sistema Unimed e este resultado é mais uma prova disso. Com um trabalho voltado à atenção à saúde do beneficiário e às melhores condições de trabalho ao cooperado, nossas cooperativas e empresas auxiliares têm sido capazes de contribuir decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico das regiões que atuam, ao mesmo tempo em que são peças fundamentais em infraestrutura e práticas médicas na grande maioria do País”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, cooperativa que representa institucionalmente a marca Unimed.  “Para apoiá-las, a Unimed do Brasil disponibiliza iniciativas como o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, que hoje certifica 166 Unimeds, e projetos como o Programa Qualifica Unimed, já concluído por 55 cooperativas, das quais 90% evoluíram seu IDSS.”

O levantamento mostra que, das 264 instituições do Sistema Unimed que atuam como operadoras e participaram da avaliação, 84% estão nas duas faixas mais altas da classificação.

Odonto – O Sistema Unimed apresenta resultado positivo também no segmento odontológico, como mostra o índice obtido pela Unimed Odonto, empresa subsidiária da Seguros Unimed. A companhia obteve nota máxima nos Índices de Sustentabilidade no Mercado e de Qualidade em Atenção de Saúde. Em comparação com as operadoras odontológicas de grande porte (acima de 100 mil beneficiários), a Unimed Odonto figura como a segunda mais bem avaliada do País, com índice 0,7954.

Para mais informações sobre o IDSS 2019, acesse o site da ANS.

Sobre a Unimed – A Unimed possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 344 cooperativas médicas, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Entusiasta do movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Unimed conta com mais de 115 mil médicos, 119 hospitais próprios e cerca de 2.500 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas. Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde.