Voltar

Dores nas Juntas: Artrite, Artrose ou Reumatismo?

Dores nas Juntas: Artrite, Artrose ou Reumatismo?

Dores nas Juntas: Artrite, Artrose ou Reumatismo?


É muito comum ouvirmos falar desses termos!

Eles estão corretos? São sinônimos? Querem dizer a mesma coisa ou são problemas distintos?

Vamos esclarecer essas dúvidas!

O termo reumatismo ou doença reumática são sinônimos e correspondem, não a uma doença específica e isolada, mas sim a um grupo vasto e variado de doenças, que tem em comum a dor e/ou inflamação das articulações como sua principal característica.

Sendo assim, qualquer “dor na junta” pode ser considerado um reumatismo. E ele pode ser de qualquer origem, desde um trauma no dedão do pé, uma crise de ácido úrico, uma bursite do ombro, até uma inflamação generalizada das articulações, como as Artrites Reumatoide.

O grupo das doenças reumáticas abrange cerca de 100 doenças específicas, sendo divididas de maneira bem simplificada em: Doenças Degenerativas ou Artrose, e Doenças Inflamatórias, também chamadas de Artrites.

Nas primeiras , predomina o processo de desgaste das articulações como a principal causadora das dores, enquanto que nas artrites o componente inflamatório (calor, inchaço e vermelhidão) destaca-se como determinante da dor articular.

Dentre os reumatismos inflamatórios ou artrites podemos citar inúmeras doenças bem conhecidas de todos, como: Artrites Reumatoides; Artrite Gotosa ( Artrite do Acido Úrico); Bursites e Tendinites. A dor inflamatória é constante e tende a acentuar no repouso, principalmente a noite ou pela manhã ao despertar, devido ao acúmulo de líquido inflamatório durante esses períodos de  inatividade articular.

Nas artroses, as articulações mais acometidas geralmente são as que sofrem maior esforço ou suportam pesos, como: mãos, joelhos, quadris e as colunas cervical e lombar. Nessas, a dor é desencadeada geralmente com o movimento da articulação acometida, sem inchaços ou outros sinais inflamatórios, com estalos e crepitações pelo atrito articular, desaparecendo com o repouso.

Portanto, em resumo, falar que uma pessoa tem artrite, artrose e reumatismo é de certo modo errado e repetitivo, já que a atrite e artrose são tipos diferentes de reumatismo.

 

 

Dr. Marcus Lázaro de Carvalho Costa

CRM MG 41416

Reumatologia e Clinico Geral

Clinica Ser e Saber – Paraisópolis MG


Dr. Marcus Lázaro de Carvalho Costa