Voltar

Unimed Itapetininga e a responsabilidade socioambiental

Unimed Itapetininga e a responsabilidade socioambiental

Unimed Itapetininga e a responsabilidade socioambiental

5 Junho 2019

No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça algumas iniciativas sustentáveis da Unimed Itapetininga

 

A Unimed Itapetininga, pensando na responsabilidade socioambiental se preocupa com a sustentabilidade, o estímulo do consumo consciente, a redução de resíduos e emissões, o equilíbrio entre a saúde ambiental e social incentivando o engajamento comunitário, o respeito à diversidade e a preservação de recursos ambientais. Voltado para essas missões, a Unimed Itapetininga conta com um setor especializado: o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que busca não somente a correta administração de todos os resíduos gerados pela cooperativa, como também a conscientização dos colaboradores e da comunidade. 
O setor atende a todas as legislações vigentes, fazendo a coleta correta, armazenamento, transporte e destinação final ambiental adequada. Além do mais, preza pela saúde dos colaboradores, beneficiários e da população em geral. “Fazemos também o controle dos gastos com energia e água pela Unimed Itapetininga, sempre visando o não desperdício. Acompanhamos indicadores de produção de resíduos de cada setor, buscando entender o motivo de possíveis aumentos e trabalhando para a diminuição. O setor que produz menor quantidade de lixo recebe premiação. Todas as lâmpadas da Unimed Itapetininga são de LED. Materiais infectantes, perfurocortantes e químicos produzidos pelo hospital são devidamente coletados. Todas as unidades contam com lixos separados conforme o material para reciclagem. Análises de água são regularmente feitas também. Mensalmente realizamos auditória interna”, conta Juliana Albuquerque, responsável pelo PGRSS.
No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) conheça algumas iniciativas socioambientais da Unimed Itapetininga:

 

Recicla Pilhas, Baterias e Celulares
A Unimed Itapetininga realiza coleta de pilhas, baterias e celulares da população em geral. Sendo resíduos corrosivos, contém substâncias que são potencialmente perigosas, como: chumbo, cádmio e mercúrio. Pode afetar a saúde e o meio ambiente. Todas as unidades da cooperativa realizam a coleta. A recepção está pronta para informar. No ano de 2018 foram coletados 128,7 quilos do material.

 

Recicla Raio-X
Embora a Unimed Itapetininga não utilize mais o filme de raio-x, tomografia ou ressonância magnética e sim o material fotográfico, é realizada a coleta desses filmes feitos por outros locais, com o objetivo da destinação correta das radiografias. Elas são feitas de chapas de um plástico (acetato), demorando mais de cem anos para se decompor na natureza, além de ter na composição uma fina camada de grãos de prata, sensíveis à luz, cuja decomposição afeta diretamente o solo e a água. Todas as unidades da cooperativa realizam a coleta, aberta para o público em geral. De julho de 2018 a maio de 2019 foram arrecadados 148 quilos do resíduo.


Eu Ajudo na Lata
A campanha “Eu Ajudo na Lata” tem por objetivo trocar garrafas pet cheias de lacres de alumínio por cadeiras de rodas que serão doadas para instituições sociais e pessoas com necessidades. Os interessados em ajudar juntam e doam para a Unimed Itapetininga, que vende e converte o valor em itens para doação. São necessárias aproximadamente 140 garrafas pet para se obter uma cadeira de rodas. Toda a população pode ajudar juntando o maior número possível de lacres de alumínio (pode colocá-los em garrafas pet, que facilitam o transporte) e entregando em qualquer recepção da Unimed Itapetininga. Na recepção da Unimed na Rua Prudente de Moraes ficam todas as garrafas que estão sendo recolhidas. No ano de 2018 duas cadeiras de rodas foram doadas.

 

Recicla E-lixo
A Unimed Itapetininga realiza a coleta de objetos eletrônicos em geral, que são mandados para cooperativas de reciclagem, para que sejam desmontados e reutilizados. Todas as recepções realizam a coleta e todos podem participar. No ano de 2018 foram coletados 155 quilos de objetos eletrônicos.

 

Coletor de pilhas e baterias

Lacres arreacadados da Campanha Eu Ajudo na Lata

 

Separação correta do lixo nas unidades

 

Coletor Recicla Raio X