Voltar

Time de Higienização das Mãos

Time de Higienização das Mãos

Objetivo da ação é a segurança e cuidados com o paciente

Time de Higienização das Mãos

Objetivo da ação é a segurança e cuidados com o paciente

A Unimed Itapetininga segue investindo na segurança do paciente durante a assistência. Prova disso, é a implantação do ‘Time de higienização das mãos’ que está realizando um excelente trabalho. Toda a equipe está envolvida nessa ação, que conta com a participação de várias áreas, entre elas: fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, equipe de enfermagem e médica.

Para garantir esse cuidado, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar propôs o projeto “Time de higienização das mãos", onde alguns funcionários se prontificaram em participar, compondo a equipe. Aproximadamente 15 colaboradores receberam treinamentos específicos, atuando como ‘observadores’ em cada setor. A ideia é sinalizar e levantar indicadores para monitoramento das ações e garantir a segurança dos pacientes.

Outro objetivo desse trabalho é a conscientização da equipe na higienização aplicando os Cinco Momentos durante a assistência ao paciente:

1- antes de qualquer contato com o paciente,

2- antes de realização de procedimento asséptico,

3- após risco de exposição a fluidos corporais,

4- após o contato com o paciente,

5- depois do contato com as áreas próximas do paciente.

Anelvira de Oliveira Florentino é especialista em controle de infecção relacionada a assistência à saúde. Ela fala sobre a importância do trabalho. “A ação é garantir a segurança do paciente, além de estar sempre presente observando a equipe com o máximo de cuidado na higienização das mãos. Sempre procuramos a melhora no atendimento e segurança ao nosso beneficiário”.