Voltar

Unimed Itapetininga realiza Semana de Higienização das Mãos

Unimed Itapetininga realiza Semana de Higienização das Mãos

Unimed Itapetininga realiza Semana de Higienização das Mãos

18 Maio 2017

 

Pelo segundo ano consecutivo a Unimed Itapetininga realiza a campanha de Higienização das Mãos, sempre no mês de maio, quando, durante uma semana, foram realizadas ações para sensibilizar os profissionais de saúde sobre a importância da adesão à prática de higienização para a prevenção da transmissão de doenças.

 

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH em parceria com o Núcleo de Educação Permanente – NEP elaboraram um cenário especial que reproduziu o ambiente de internação e colocaram uma substância no paciente, representado por um boneco, que mostra os microrganismos, as impurezas quando a assepsia não é feita corretamente.

 

Os colaboradores puderam entrar no local e realizar os procedimentos rotineiros, sem a higienização das mãos. Após, no final, com a tecnologia do produto aplicado, foram mostrados os locais contaminados com microrganismos.

 

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra.

 

Durante a campanha, os agentes destacaram a importância da higienização das mãos e do uso de álcool gel, antes e depois dos procedimentos. Foram apresentados também os 5 momentos para higienização das mãos apontados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que são:

  1. Higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente. Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos presentes nas mãos do profissional e que podem causar infecções.  
  2. Higienize as mãos imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico. Para a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos das mãos do profissional para o paciente, incluindo os microrganismos do próprio paciente.
  3. Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após a remoção de luvas). Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência imediatamente próximo ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.
  4. Higienize as mãos após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente. Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo as superfícies e os objetos próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do próprio paciente.
  5. Higienize as mãos após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies nas proximidades do paciente – mesmo sem ter tido contato com o paciente. Para a proteção do profissional e do ambiente de assistência à saúde, incluindo superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente, evitando a transmissão de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes.

“A campanha foi muito proveitosa e o cenário montado sobre os 5 momentos da higienização das mãos foi esclarecedor para todas as equipes”, destaca Aline Silveira, enfermeira do Núcleo de Educação Permanente – NEP.

 

Durante a semana também foi elaborado um ‘quiz’ de perguntas sobre o tema, com premiação para aqueles que acertaram acima da média. Atividade em que todos os participantes demostraram conhecimento técnico. No refeitório os trabalhadores também puderam ver as fotos da campanha passada e vídeos pertinentes ao assunto.

 

Além das atividades para o público interno, foi implantado um folder explicativo para pacientes e visitantes falando da campanha e da importância de higienizar as mãos.

 

Apesar de ser uma prática simples e pouco dispendiosa, lavar as mãos é a ação mais importante na prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Por isso a Unimed Itapetininga preza pela educação continua e conscientização dos colaboradores do Hospital “Dr. José Silva Dantas Filho”.

 

“A semana foi muito produtiva, com a participação de todos os colaboradores do Hospital Unimed Itapetininga e com 100% de satisfação”, comemora Anelvira de Oliveira Florentino, Enfermeira e especialista em Serviço de Controle de Infecção Hospitalar - SCIH.

 

Clique aqui para acessar as fotos do evento