Voltar

Unimed Itapetininga realiza workshop sobre AMIU para médicos obstetras

Unimed Itapetininga realiza workshop sobre AMIU para médicos obstetras

Unimed Itapetininga realiza workshop sobre AMIU para médicos obstetras

15 Maio 2018

A Unimed Itapetininga promoveu para médicos obstetras um workshop sobre o tema AMIU – Aspiração Manual Intrauterina. O treinamento de 1h30 de duração foi realizado na quinta-feira (19), no Auditório do HUI – Hospital Unimed Itapetininga.


A AMIU é um procedimento médico rápido, simples e seguro de esvaziamento uterino para o tratamento do aborto retido ou incompleto no primeiro trimestre da gestação. A maioria das mulheres que procuram atenção de emergência para as complicações do aborto sofreram um aborto incompleto, o que significa que o útero não foi evacuado completamente e contém tecido residual. 


Se não é tratado oportunamente por meio de uma evacuação manual intrauterina, o aborto incompleto pode causar hemorragia ou infecção, que podem resultar até em óbito.


A responsável pelo NDH – Núcleo de Desenvolvimento Humano – da Unimed Itapetininga, Laura Camargo, ressalta que o objetivo do workshop foi introduzir o tema entre os médicos obstetras da cidade. “Esse é um procedimento indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que retira os riscos da mãe em casos de abortos. Ele, por enquanto não será aplicado em Itapetininga, mas há a possibilidade”, explica.