Voltar

Unimed Litoral Sul firma parceria com BRDE e Unicred para a construção do hospital

Unimed Litoral Sul firma parceria com BRDE e Unicred para a construção do hospital

Unimed Litoral Sul firma parceria com BRDE e Unicred para a construção do hospital

A Unimed Litoral Sul assinou nesta terça-feira, 20, na 1ª Feira do Polo Naval, o protocolo de intenções com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e Unicred que garante o financiamento para a construção do Hospital Unimed Litoral Sul.

A Unicred Central firmou uma parceria recentemente com o BRDE que busca viabilizar aos associados da cooperativa de crédito no Estado a obtenção de linhas de financiamento para a realização de projetos, como ampliação de hospitais, clínicas de saúde, aquisição de equipamentos, entre outros, tanto para pessoa física quanto jurídica.

O protocolo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Unimed Litoral Sul, Carlos Faria, pelo Superintendente da Agência do Rio Grande do Sul do BRDE, Luciano Feltrin e pelo Diretor Administrativo da Unicred Litoral Sul e também representante da Unicred Central, Luiz Antonio Spotorno.

O Projeto de implantação do Hospital Unimed e Centro de Diagnósticos foi aprovado, por unanimidade, em Asssembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 18 de julho de 2011 e a pedra fundamental foi lançada no dia 27 de janeiro de 2012. O valor do investimento é de mais de R$25 milhões.

“Estamos seguindo com o cronograma estipulado e este é mais um passo importante. A parceria com o BRDE e Unicred foi a que proporcionou melhores condições de financiamento. Com isso, mantemos a previsão de início das obras em Julho deste ano e término em Julho de 2014”, afirma Carlos Faria, presidente do Conselho de Administração da Unimed Litoral Sul.

“O apoio à construção do Hospital da Unimed Litoral Sul é repleto de significados para o BRDE. O apoio à uma iniciativa destas, de uma cooperativa de médicos, estruturada por outro sistema cooperativo (Unicred) em pleno ano do cooperativismo, é emblemático. Ao mesmo tempo, este Hospital marca um período de transformação da cidade de Rio Grande e de todo o Litoral Sul, refletindo os tremendos impactos do Polo Naval e dos investimentos em petróleo e gás, cujas dimensões são até mesmo difíceis de mensurar hoje. O BRDE se sente honrado em se unir à Unimed e à Unicred neste projeto, seguindo em sua tradição de mais de 50 anos de ser o banco parceiro do desenvolvimento”, comenta Luciano Feltrin, Superintendente da Agência do RS.

O empreendimento garantirá condições de trabalho aos Cooperados, atendimento aos clientes Unimed e permitirá a sustentabilidade da cooperativa, firmando a posição no desenvolvimento de Rio Grande e região.

O Hospital ficará localizado na própria sede da Cooperativa, numa área de 6 mil metros quadrados terá um investimento de 25 milhões e uma estimativa de geração de 500 empregos, entre diretos e indiretos. A complexidade é média, dimensionado para 80 leitos de internação, 12 leitos UTI e 11 salas integrando o Centro de Diagnósticos (análises clínicas, Raio X telecomandado, Ultrassonografia, Densitometria Óssea, Mamografia, Tomografia e Ressonância Nuclear Magnética), cinco salas de cirurgia e cerca de 15% dos leitos para cuidados intensivos de adulto, pediatria e neonatal.

Os principais serviços oferecidos são centro cirúrgico; centro obstétrico – maternidade com Labor Delivery Room; Internações clínicas e cirúrgicas – adulto e pediátricas; UTI adulto pediátrica e neonatal, Centro de Diagnósticos e Pronto Atendimento.

O complexo terá uma moderna estrutura físico-funcional, com destaque especial para os requisitos de sustentabilidade, integração inter-setorial, fluxos operacionais, eficiência econômico-financeiraa atendendo os programas de certificação correspondentes à acreditação nacional e internacional vigentes.

CAPACIDADE E ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO

5.100 internações / ano
3.100 cirurgias
510 partos
800 internações
690 internações clínicas
85 mil exames diagnósticos

Os principais fatos motivadores do projeto foram o cenário de desenvolvimento que vive a região, o compromisso da Cooperativa em garantir a capacidade e qualidade de suas operações frente a sua carteira de clientes; o cumprimento de sua missão em gerar condições adequadas para a prática de uma medicina ética e de qualidade pelos médicos cooperados; o caráter socialmente responsável estimulando o desenvolvimento da infraestrutura de saúde da região e abrindo espaços na Rede Pública de Saúde, o estímulo e suporte que o Sistema Unimed tem oferecido à singular e o apoio que a Unimed Litoral Sul tem recebido através das forças vivas da sociedade.

O Hospital Unimed tem como objetivo oferecer seus serviços aos beneficiários dos planos de saúde do Sistema Unimed, aos seus médicos cooperados e à comunidade da região de abrangência, que compreende os municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí.

BRDE e Unicred

O BRDE e a Unicred Central RS têm um termo de cooperação técnica para realizarem ações direcionadas para o atendimento dos cooperados Unicred em todo o Rio Grande do Sul, facilitando o acesso ao crédito de longo prazo por micros, pequenas e médias empresas.

Atualmente, a Unicred Central-RS conta com 19 filiadas e aproximadamente 25.468 cooperados. A parceria com o BRDE permite que as unidades singulares ligadas à Unicred Central RS, como a Unicred Litoral Sul, ofereçam aos cooperados uma nova fonte de recursos, buscando estimular projetos que gerem desenvolvimento nas localidades.

A Unicred Litoral Sul atende os municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, atualmente conta com cerca de 700 cooperados, que são pessoas físicas ou jurídicas, além da área da saúde, todos os profissionais ligados ao CREA, CORECON, CRA e CRC.



 

 



Luciana Pacheco

Fonte: Assessoria de Comunicação