Voltar

Empatia gera Empatia

Empatia gera Empatia

Ação espalha murais na Unimed Maceió para incentivar a troca de mensagens de apoio e motivação

Empatia gera Empatia

Ação espalha murais na Unimed Maceió para incentivar a troca de mensagens de apoio e motivação

21 Julho 2020

Barbara Esteves
Assessora de Comunicação

Palavras de incentivo e carinho valem muito, não é mesmo? Principalmente em momentos difíceis. Uma iniciativa realizada pela Assessoria de Gestão com Pessoas, em parceria com a psicologia hospitalar da Unimed Maceió, tem levado um pouco mais de afeto e conforto para quem trabalha na Cooperativa, durante a pandemia do novo Coronavírus.

“A ideia surgiu na Unidade de Terapia Intensiva da Unimed Maceió. Pensamos em deixar o clima mais leve e nossos colaboradores, mais motivados. Então fizemos um mural onde pudéssemos trocar mensagens de ânimo e incentivo para os profissionais que fazem parte do setor”, explicou Fabiana Bitu, psicóloga hospitalar.

A iniciativa deu tão certo que a Assessoria de Gestão com Pessoas resolveu expandir para todos os colaboradores, médicos e profissionais terceirizados que trabalham na empresa. “Com uma ação singela e sem muitos custos, tivemos uma repercussão maravilhosa. O engajamento foi tão positivo que resolvemos ampliar para todos que trabalham aqui”, afirmou Luciana Melo, gerente de Gestão com Pessoas da Unimed Maceió. 

Como funciona?
A dinâmica é simples: os colaboradores vão ao mural de envelopes, em sua unidade de trabalho, procuram o setor que seu colega faz parte e depositam as cartas. As mensagens são recolhidas uma vez por semana e encaminhadas aos setores e seus respectivos destinatários.

No Hospital Unimed o sucesso foi tão grande que até os pacientes e acompanhantes resolveram participar. “Essa ação nos trouxe muita alegria, tanto de receber carinho de colegas de trabalho, como também mensagens dos pacientes e acompanhantes, com relatos tão belos sobre o acolhimento que eles tiveram no momento da assistência”, afirmou Jacqueline Araújo, enfermeira supervisora da urgência e emergência.

 

“Poder expressar aos nossos colegas de trabalho a utilidade de suas ações e olhar para o outro, e, para nós mesmos com afeto, é sempre bom. Nestes tempos tão difíceis de perdas de todos os tipos, o amor é nosso único caminho. Precisamos cada dia mais construir pontes e isso não é uma tarefa fácil, mas, com empatia é possível”, disse Ana Paula Garcia, enfermeira do SOS que também aderiu à ação.

A equipe de enfermagem da Atenção Domiciliar aprovou a iniciativa das cartinhas. “Serve como fonte de energia e motivação para os dias tão difíceis. Ficamos empolgados com as mensagens recebidas. Foi um momento maravilhoso, todos vibraram de alegria. Não tínhamos ideia que ia ser tão bom. Agora, começamos a mobilizar as pessoas para contribuir e deixar nossos dias mais felizes”, afirmou a coordenadora de enfermagem da Atenção Domiciliar, Juliana Calheiros.

Anderson Almeida, colaborador do financeiro da Sede Administrativa, já garantiu a sua participação, deixando palavras de acolhimento e apoio aos colegas. “Acredito que, no momento em que vivemos, precisamos de mais empatia e solidariedade. E se sentir abraçado, mesmo que não fisicamente, traz um afago indescritível”, explicou o colaborador.

“Aqui em nossa unidade a ação foi muito bem recebida. Foram mais de 40 mensagens trocadas. Todos se engajaram muito até os médicos e profissionais terceirizados também participaram”, destacou Cássia Anjos, coordenadora administrativa do Centro Médico e Fisioterapia.

 

Os colaboradores terceirizados também receberam cartinhas e amaram a iniciativa, como conta a enfermeira do trabalho da BRS Tecnologia e Serviços, Polyanna Teixeira. “A iniciativa gerou em toda equipe BRS um sentimento de satisfação, alegria, empatia e a certeza que trilhamos por caminhos bons afinal, receber elogios, através de cartinhas, nos traz o sentimento de gratidão”, finalizou a enfermeira.

Quer participar? Basta deixar uma mensagem de apoio e renovar a esperança de quem trabalha com você.