Voltar

Campanha de doação de órgãos

Campanha de doação de órgãos

Campanha de doação de órgãos

Unimed Noroeste Capixaba participa de campanha de doação de órgãos

 

Quando você comunica a sua família e amigos que é um doador de órgãos, você facilita o processo de transplantes e pode salvar muitas vidas. É buscando incentivar essa comunicação que Unimed Noroeste Capixaba participa da campanha “É importante saber. É importante falar”, proposta pelo Instituto Unimed Vitória.

A escolha por se tornar um doador é uma medida em prol da qualidade de vida de milhares de outras pessoas. Dizer aos familiares e amigos é importante, porque a lei brasileira exige o consentimento da família para a retirada de órgãos e tecidos para transplante, ou seja, a doação no Brasil é do tipo consentida. 

No dia 5 de setembro foi realizado com 40 colaboradores da cooperativa uma palestra com os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A palestra buscou informar sobre como acontece a doação de órgãos e tecidos, como está a fila de espera no nosso Estado, e como são as etapas para que o transplante aconteça.

A intenção é que os colaboradores se tornem difusores das informações e orientem os familiares e amigos sobre a importância de se declarar um doador. Os participantes receberam as camisetas e tatuagens que fazem parte da campanha, bem como orientações sobre o uso da #quefiquedito.

No dia 24 de setembro outra ação será promovida, dessa vez no Hospital Unimed Noroeste. Os colaboradores que participaram da palestra do dia 5 serão multiplicadores de informação, orientando pacientes e acompanhantes sobre a importância de se declarar doador e como a doação salva vidas.

Ampliar a discussão sobre doação de órgãos é a única maneira de fazer com que as pessoas questionem seus receios sobre o tema e busquem informações esclarecedoras, que lhes façam compreender que a colaboração para o transplante é uma atitude responsável, segura e de grande amor pelo próximo.