RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para Unimed Noroeste do Paraná, a Responsabilidade Social é um valor e um princípio que orienta a sua relação com a comunidade na qual está inserida.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Para Unimed Noroeste do Paraná, a Responsabilidade Social é um valor e um princípio que orienta a sua relação com a comunidade na qual está inserida.

Responsabilidade Social Unimed Noroeste do Paraná

Para Unimed Noroeste do Paraná, Responsabilidade social é um modelo de organização e gestão empresarial cujo foco está na transparência, na ética, na cooperação e seu objetivo maior é, através de ações estratégicas, proporcionar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos diversos públicos da cooperativa: cooperados, colaboradores, fornecedores, comunidade, governo e sociedade.

  Selo de responsabilidade social Unimed do Brasil

Criado em 2003, este selo certifica, qualifica e expõe ao mercado o posicionamento ético e a preocupação com a sociedade das cooperativas do Complexo Unimed.
A Unimed Noroeste do Paraná é certificada desde 2004. Para obter a certificação, a singular passa por um criterioso processo de avaliação anual realizado pela equipe dirigente da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed, que analisa o desempenho da cooperativa sob o enfoque de sete temas: valores e transparência, público interno, clientes, fornecedores, comunidade, governo e sociedade e meio ambiente.

A política de RSE da Unimed Noroeste do Paraná compreende o envolvimento com todos os seus stakeholders, ou seja, todos os públicos que interagem com a cooperativa (comunidade, clientes, cooperados, colaboradores, fornecedores, prestadores, poder público, e outros).

Conheça alguns de nossos projetos:

 

O óleo de cozinha usado, quando descartado pelo ralo da pia, provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. Pensando nisso, a Unimed Noroeste do Paraná faz mensalmente a reciclagem de óleo de cozinha com a participação dos colaboradores da singular.

Mensalmente são produzidos 50litros de sabão e sua utilização tem sim uma prática constante. Segundo as donas de casa, o produto artesanal é de ótima qualidade e muito mais econômico. Desde o inicio do projeto já se reciclou mais de 900 litros de óleo.

Com esta ação, a Unimed Noroeste do Paraná chama atenção para a importância do correto manejo desse produto, para que o mesmo não seja jogado diretamente na rede de esgoto, causando desastrosos danos ao meio ambiente.

Clique aqui e veja a receita de como fazer Sabão Liquido


SOS Unimed Escola:


O Projeto SOS Unimed Escola, nasceu da necessidade vivenciada pelos estabelecimentos de ensino em prestar socorro médico aos alunos. O Projeto atende todas as crianças da rede municipal de ensino (1º grau) nos casos de urgência, em que haja a necessidade de remoção até o hospital. Todo o atendimento, incluindo o trabalho de primeiros socorros, o transporte adequado por ambulância.


O Projeto beneficia cerca de 6 mil alunos com idade média entre 04 a 10 anos. O Objetivo é proporcionar um atendimento imediato e adequado nos eventos emergênciais, proporcionando tranqüilidade às escolas e aos pais.
O atendimento é prestado durante o horário de permanência dos alunos nas escolas. A solicitação de atendimento deverá ser realizada pela escola ao Serviço de Remoção da Unimed de Umuarama, que fará o primeiro atendimento e a remoção até o hospital, caso seja necessário.

 

Escolinha de Futsal 

O Projeto Social da AFSU teve início em 2003, junto com a criação da equipe de futebol de salão- Umuarama Futsal. Hoje, o projeto é organizado em 07 núcleos distribuídos em bairros carentes da cidade de Umuarama. Sendo: Ginásio da UEM, Jardim Cruzeiro, Jardim São Cristovão, Parque Dom Pedro I, Conjunto Guarani, Parque Jabuticabeira e Ginásio de Esportes.
Atualmente são atendidas 500 crianças, sendo que a maioria saiu das ruas, melhorou o rendimento escolar, a disciplina, o relacionamento em grupo e, principalmente, começou a sentir-se incluída socialmente.
Percebemos que através do projeto é possível socializar, desenvolver a disciplina, incentivar o trabalho em equipe, estimular a paciência e a perseverança em todas as crianças atendidas.

Suporte aos eventos da comunidade
Com pequenos procedimentos, atendimentos e remoção de urgência, o serviço de Remoção vem cumprindo importante função como suporte técnico, proporcionando segurança e tranqüilidade aos eventos comunitários de Umuarama e região.
A equipe é solicitada para participar de vários eventos culturais e esportivos como: jogos de Futsal, Expo Umuarama, passeios ciclísticos, caminhada ecológica, maratonas, encontros de idosos, vestibular. No ano de 2008 somaram-se 46 eventos.

Unimed Recicla
Este programa trabalha a coleta seletiva de lixo na singular, estimulando a mudança de atitude e formação de novos hábitos entre diretores, colaboradores e clientes em relação a utilização dos recursos naturais.
O programa proporciona a conscientização sobre os 3"Rs": Reduzir (o produto do lixo), Reciclar e Reutilizar (os recursos). Um coletor de lixo reciclável foi instalado no estacionamento da cooperativa.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde
A Unimed Noroeste do Paraná divulgou em seu site, canal do cooperado, o Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O Manual aborda as resoluções 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e 358/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. O objetivo é orientar cooperados e credenciados sobre a correta destinação final dos resíduos de saúde.