O Programa Doador Fiel é uma iniciativa do Instituto Unimed RS. Tem por objetivo estimular colaboradores, cooperados, familiares e amigos a doar sangue de forma regular e a promover a cultura da doação de sangue, envolvendo, inclusive, aquelas pessoas do Sistema Unimed-RS que, por alguma razão, não podem ser doadoras, mas podem atuar como infuenciadoras.


Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e outras situações, como os casos de portadores de hemofilia, leucemia e anemias, que exigem a transfusão. Assim, é fundamental que os bancos de sangue possam manter sempre seus estoques. Em países desenvolvidos, de 7 a 8% da população tem o hábito de doar sangue. No Brasil, esse número é bem menor, chegando a pouco mais de 1%.
 

O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida, o qual só pode ser conseguido, em caso de necessidade, por meio da doação espontânea. O Doador Fiel conta com 24 doadores regulares de sangue, que são funcionários da Unimed Noroeste/RS.

Para se tornar um doador de sangue, é necessário:

  • Ter entre 16 e 69 anos - jovens com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização dos pais e/ou responsáveis legais

  • Ter peso igual ou superior a 50 kg 

  • Não estar em jejum - apenas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação

Todas as pessoas podem doar sangue?

 

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção do doador e à segurança de quem vai receber o sangue.

Deseja ser um voluntário e contribuir com a comunidade? Procure o Banco de Sangue ou Hemocentro mais próximo!

Se você for funcionário da Unimed Noroeste/RS e desejar participar do Programa Doador Fiel, contate o setor  de Endomarketing.