Voltar

Clube da Gestante proporciona visita ao Centro Obstétrico do Hospital Unimed

Clube da Gestante proporciona visita ao Centro Obstétrico do Hospital Unimed

Clube da Gestante proporciona visita ao Centro Obstétrico do Hospital Unimed

28 Novembro 2019

O parto, seja normal ou por cesárea, é um momento marcante na vida do casal. Durante o Clube da Gestante, os futuros pais preparam-se para a chegada do bebê, adquirindo conhecimento com os profissionais do Hospital Unimed Noroeste/RS, que procuram contribuir para que essa fase seja mais tranquila e prazerosa. Uma das atividades promovidas, em todas as edições do Clube, é a visita ao Centro Obstétrico. Na quarta-feira, 27, foi a vez de mais um grupo conhecer a estrutura.

A visita foi guiada pela enfermeira Ananda Hoffmann Hartmann, que explicou como será a rotina no dia do nascimento. Para isso, o grupo fez o percurso desde a chegada na Recepção Central do Hospital, seguindo para o Centro Obstétrico, passando pelas salas de admissão e pré-parto e, após, para as salas de parto normal e cesárea. Ao final, conheceram também o Berçário. A intenção é esclarecer dúvidas dos pais e ambientá-los com o local, para que o momento da chegada do filho seja único e especial.

A programação do encontro seguiu com a temática “Psicologia em Obstetrícia”. A abordagem feita pela psicóloga Giovana Preichardt Rodrigues, que atua na área de Medicina Preventiva, evidenciou a chegada do bebê como um período de muitas mudanças. “Para essa fase é essencial que se possa investir na inteligência emocional, conseguindo, assim, lidar com as emoções e com as adversidades que possam surgir”, orienta. A profissional também lembrou da importância da reorganização da vida após o nascimento da criança e da participação do pai de forma ativa.

A noite encerrou com explicação sobre Exterogestação, uma teoria que aponta que a gestação dura 12 meses, sendo nove meses no útero e três meses na vida extrauterina. A enfermeira Ananda explicou que, com isso, é importante neste período que os pais possam recriar ao máximo as sensações vividas pelo bebê quando ainda estava no útero, prática que contribui para o desenvolvimento e adaptação da criança neste novo ambiente. Uma das dicas é o uso de carregadores, como o sling, uma faixa que aproxima o recém-nascido do corpo da mãe. A enfermeira demonstrou como utilizar o acessório, que proporciona ao bebê ouvir o coração e a voz da mãe bem de perto, assim como era antes do nascimento. O sling também pode ser utilizado pelo pai.

O Clube da Gestante é composto por oficinas e palestras que oportunizam o esclarecimento de dúvidas, a troca de experiências e orientações sobre cuidados práticos. Esta é a 37ª edição do programa, que ocorre três vezes ao ano em Ijuí.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: