Voltar

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste é referência para instituições da região

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste é referência para instituições da região

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste é referência para instituições da região

1º Outubro 2021

Atuando na orientação aos profissionais quanto a conduta no dia a dia de trabalho, a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed Noroeste/RS, instituída em 2009, se tornou referência aos hospitais da região. No mês de setembro, o Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, realizou visita técnica em Ijuí para amparar o trabalho da sua própria Comissão de Ética, com o objetivo de buscar meios para potencializar o trabalho neste campo de atuação.  

Conforme o enfermeiro fiscal do Coren-RS - Subseção Santa Rosa, Fábio Meller da Motta, as Comissões de Ética empossadas pelo Conselho Regional de Enfermagem, eleitos ou designados conforme legislação, devem desempenhar suas atividades e prestar serviços de relevância à instituição de saúde. “Tais atividades da Comissão do Hospital Unimed Noroeste/RS vem sendo realizadas de forma valorosa, inclusive oportunizando a troca de experiências, visando incentivar às comissões recém empossadas de outras instituições da região na organização dos processos de trabalho, respeitando os limites estabelecidos pela legislação”, observa.

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed é composta por enfermeiros e técnicos de Enfermagem. “Atuamos seguindo o Código de Ética da profissão. Observamos desde as questões técnicas, até as implicações do uso de redes sociais, por exemplo. O que a empresa espera de nós? Qual nossa entrega no dia a dia? Essas são questões que norteiam nossas atividades, pois trabalhamos muito a postura do profissional”, relata a presidente da Comissão, enfermeira Patrícia Brandão.

A profissional ressalta que a Comissão não possui caráter punitivo, mas sim de orientação. “Dessa forma, quando recebemos notificações das equipes, realizamos a verificação do relato e orientamos a conduta mais adequada. Dependendo da questão, o caso é encaminhado ao Coren ou ao Cofen, para averiguação nestas instâncias externas. É um trabalho de grande importância, pois percebemos que os profissionais, cada vez mais instruídos e conscientes, não estão sendo coniventes com erros e falhas”, avalia.