Voltar

Doador Fiel: Programa da Unimed Noroeste/RS estimula a cultura da doação de sangue

Doador Fiel: Programa da Unimed Noroeste/RS estimula a cultura da doação de sangue

Doador Fiel: Programa da Unimed Noroeste/RS estimula a cultura da doação de sangue

26 Novembro 2021

Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e outras situações em que pacientes necessitam de transfusão sanguínea. Por isso é fundamental que os bancos de sangue possam manter sempre seus estoques em dia. Desta forma, a Unimed Noroeste/RS busca promover a cultura da doação de sangue incentivando colaboradores e cooperadores por meio do Programa Doador Fiel.

Para fazer um reconhecimento aos participantes do Programa, que regularmente contribuem com a manutenção dos estoques dos bancos de sangue da região, a cooperativa realizou evento on-line na tarde de quinta-feira, 25, em comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue. Na oportunidade, a técnica de Enfermagem Maria Chaves, da Agência Transfusional do Hospital Unimed, responsável pelo preparo e triagem nos procedimentos de transfusão de sangue na instituição, realizou uma fala de esclarecimento aos participantes. Além de agradecer quem já é doador, o encontro teve o objetivo de sensibilizar para novas adesões a este movimento em prol da comunidade.

Desde que o Programa foi implementado, em outubro de 2018, a Unimed Noroeste/RS já foi responsável por 281 doações, que beneficiaram, aproximadamente, 1.124 pessoas. A meta é chegar as 300 doações até o final de 2021. “Sou doador há alguns anos e tento manter a regularidade de doações ao longo do ano. Me coloco no lugar de quem necessita, então doar sangue é uma forma de auxiliar essas pessoas de uma maneira simples”, observa Rafael Andrade, colaborador da cooperativa e integrante do Programa Doador Fiel.

Sobre o Programa – Colaboradores e cooperados da Unimed podem participar do Programa seguindo critérios e normas técnicas do Ministério da Saúde, que visam à proteção do doador e à segurança de quem vai receber o sangue. Por isso, antes de realizar a doação, o voluntário faz uma avaliação no Banco de Sangue, com acompanhamento de assistente social e equipe de Enfermagem. Acesse: doadorfiel.unimedrs.com.br e faça parte.

Para se tornar um doador de sangue é necessário:

- Ter entre 16 e 69 anos - jovens com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização dos pais e/ou responsáveis legais

- Ter peso igual ou superior a 50 kg 

- Não estar em jejum - apenas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação