Voltar

Pré-natal e cuidado com as mamas foi tema do primeiro encontro do Clube da Gestante de 2020

Pré-natal e cuidado com as mamas foi tema do primeiro encontro do Clube da Gestante de 2020

Pré-natal e cuidado com as mamas foi tema do primeiro encontro do Clube da Gestante de 2020

13 Março 2020

O Hospital Unimed Noroeste/RS deu início a 38ª edição do Clube da Gestante. A proposta, já consolidado na instituição, recebe duas vezes por ano casais que estão a espera do bebê. É através deste Programa que a cooperativa busca orientar pais e mães para momento tão importante. Na quinta-feira, 12, ocorreu o primeiro encontro desta edição, com informações sobre o Pré-natal e o Cuidado com as Mamas.

O pré-natal é um procedimento multidisciplinar e tem como objetivo monitorar a gestante e o bebê. O tema foi abordado pela ginecologista e obstetra Nadia Ceolin, que falou sobre a importância das consultas do pré-natal, exames que devem ser feitos nesse período, uso de medicamentos, carteira da gestante, patologias associadas, principais queixas na gravidez e cuidados e sinais de alerta. “Na maioria das vezes as mudanças são normais e próprias de cada período gestacional. Entretanto, a gestante deve informar toda alteração que considera anormal ou que lhe cause apreensão ou dúvida” apontou Nadia, lembrando que o bom relacionamento e a confiança com o obstetra são fundamentais para um pré-natal sem riscos.

A Oficina de Cuidados com as Mamas, conduzida pela enfermeira Ananda Hoffmann, contemplou orientações sobre os cuidados que devem ser observados desde o início da gravidez. Ela explicou sobre a importância de conhecer o mamilo, observando se é protuso, plano ou invertido, o que auxilia na preparação para a boa pega do bebê no momento da amamentação. Outros cuidados também foram lembrados, como higienizar os mamilos somente com água, não esfregá-los com buchas vegetais ou esponjas ásperas e evitar cremes ou óleos nas aréolas e mamilos.

Nesta edição estão inscritos 47 casais. O Clube da Gestante da Unimed Noroeste/RS representa oportunidade para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências. Todos os temas envolvem orientações de cuidados com a mãe e o bebê e são abordados por profissionais das áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Anestesiologia. Além disso, também contempla visita ao Centro Obstétrico.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: