Voltar

Prematuridade: Hospital Unimed estimula o vínculo entre pais e bebê na UTI Neonatal

Prematuridade: Hospital Unimed estimula o vínculo entre pais e bebê na UTI Neonatal

Prematuridade: Hospital Unimed estimula o vínculo entre pais e bebê na UTI Neonatal

17 Novembro 2021

O roxo representa a sensibilidade e a individualidade do prematuro, além de evocar mudanças, por isso ela é a cor símbolo do Mês da Prematuridade. Sendo assim, os pequenos que buscam a superação desde cedo na UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS precisam, além dos cuidados intensivos de uma equipe preparada, do carinho e afeto dos papais neste momento delicado e sem dúvida transformador.

E é fortalecendo estes vínculos que atua a equipe multidisciplinar da UTI Neonatal do Hospital Unimed Noroeste/RS. Nesta quarta-feira, 17, marcando o Dia da Prematuridade, os papais e mamães foram recepcionados com uma surpresa especialmente preparada pelos profissionais do serviço: vestidos com roupinhas em tons roxos, os bebês emocionaram e encantaram no momento da visita. “É uma rotina: todos os dias a gente vive as mesmas coisas aqui, então chegar com essa surpresa foi muito especial. A gente percebe o carinho e o cuidado que a equipe tem com o nosso bebê. É um trabalho de muito amor”, observaram Luana Martins Cavalheiro e Jacson Brandão, mãe e pai de Noah.

O objetivo foi realizar um gesto de carinho e conforto, em ação que integra o Projeto Humanizar, norteado pelo tripé Acolher, Cuidar e Aconchegar, estimulando o vínculo entre os pais e o recém-nascido e aumentando a interação entre a família e os profissionais da Unidade. “Sabemos que é um período delicado, que vocês pais querem ir para casa, mas quando acontece um parto prematuro muitas vezes isso não ocorre. Envolve um grande processo de elaboração. Lembramos assim que a nossa equipe está aqui para prestar todo o apoio necessário”, pondera a psicóloga Débora Andrade, em momento de reflexão com os pais.

Programação - Esta ação integra um conjunto de atividade do Mês da Prematuridade, o Novembro Roxo, no Hospital Unimed Noroeste/RS, também marcando os 10 anos de história deste serviço. Ainda nesta quarta-feira à noite, no Auditório do Hospital Unimed, será realizada uma mesa redonda envolvendo os profissionais que atuam na UTI Neonatal, para debater temas pertinentes em diversas áreas de atuação: Enfermagem, Fisioterapia Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Psicologia.

Encerrando a semana, na noite desta quinta-feira, 18, também no Auditório, será realizado evento de comemoração aos 10 anos da UTI Neonatal, quando será exibido um vídeo produzido especialmente para a data.