Voltar

Saúde mental e pandemia marcaram a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unimed

Saúde mental e pandemia marcaram a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unimed

Saúde mental e pandemia marcaram a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Unimed

19 Agosto 2021

Com o objetivo de discutir temas relacionados com a prevenção, a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Unimed Noroeste/RS teve sua programação voltada para questões de saúde mental. Com a temática "Saúde Mental: cuidar de você é essencial", as palestras foram desenvolvidas na perspectiva da vida e trabalho em meio a pandemia da Covid-19, com atividades realizadas de forma on-line.

Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), a programação iniciou na segunda-feira, 16, com a palestra "Gestão das Emoções", com a especialista em Desenvolvimento Humano Priscila Porto. Na terça-feira, 17, ocorreu abordagem sobre “A saúde que vem do autoconhecimento e nos torna mais fortes e felizes", com Cirene de Melo, professora de Yoga e Yogaterapeuta. Já na quarta-feira, 18, foi a vez do tema "Cuidado nutricional aliado ao bem-estar físico e mental", com o nutricionista Vitor Buss, mestre em Gerontologia. Para encerrar a programação, nesta quinta-feira, 19, os participantes conferiram o vídeo "Sono e qualidade de vida: a importância da ergonomia", com o fisioterapeuta e quiroprata Francisco Mattioni Rhode.

Na programação, ainda, os participantes puderam responder, a um Quiz diariamente, englobando os temas das palestras e questões referentes à saúde do trabalhador e à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Os respondentes concorreram a prêmios e brindes. "A programação deste ano foi pensada em razão dos efeitos da pandemia na sociedade e nos nossos profissionais, principalmente por todo o estresse gerado por esta nova doença", argumenta Ângelo Weber, presidente da Cipa e biomédico do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Unimed.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Unimed Noroeste/RS, Sandra Carneiro, os desafios enfrentados desde o início da pandemia motivaram a organização do evento a propor reflexões sobre a temática da saúde mental, considerando os medos, angústias e perdas e a modificação das rotinas de trabalho. "A programação teve o objetivo de evidenciar a importância do autocuidado, de provocarmos mudanças de atitude nos nossos colaboradores, em busca da melhoria das relações dentro e fora do trabalho, visando sempre a qualidade de vida", destaca.

Solidariedade - Os colaboradores da Unimed Noroeste/RS também estão sendo convidados pela organização da 13ª Sipat a participarem de uma ação de solidariedade. Até o dia 3 de setembro serão arrecadados roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e caixas de leite vazias, que posteriormente serão doados para famílias carentes. Também está sendo estimulada a doação de sangue.