Voltar

Unimed Noroeste/RS realiza palestra sobre e-Social

Unimed Noroeste/RS realiza palestra sobre e-Social

Unimed Noroeste/RS realiza palestra sobre e-Social

8 Dezembro 2017

A Unimed Noroeste/RS tem o propósito de estreitar o relacionamento com a área empresarial da região. Aproximar as empresas da cooperativa, oferecendo suporte para adequação às novas exigências legais que implicam na segurança e saúde ocupacional, foi o objetivo do Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional ao promover na tarde de terça-feira, 28, a palestra “Os impactos do e-Social: do trabalhista ao previdenciário”.

Foi convidado da Unimed o engenheiro de Segurança do Trabalho Rogério Luiz Balbinot, com 30 anos de experiência em Saúde e Segurança do Trabalho. Membro do GT Confederativo e Subgrupo de Saúde e Segurança do Trabalho do e-Social e também do GT Fenacon do e-Social, o palestrante enfatizou a importância da boa gestão para realizar um e-Social de qualidade. “É preciso ter um software de qualidade. Porém, ele apenas envia as informação, o mais importante é a informação cadastrada nele”. Salientou ainda quanto a qualidade e veracidade da informação preenchida.

Mas afinal o que é e-Social? - É um projeto do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. Os dados serão armanezados em um Ambiente Nacional Virtual, a fim de possibilitar aos órgãos participantes do projeto, na medida da pertinência temática de cada um, a utilização de tais  informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e para a apuração de tributos e da contribuição para o FGTS.

O e-Social estabelece a forma com que passam a ser prestadas as informações relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural. “Não se trata de uma nova obrigação tributária acessória, mas uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias já existentes. Com isso, não altera as legislações específicas de cada área, mas apenas cria uma forma única e mais simplificada de atendê-las”, reforçou o engenheiro.

Segundo Rogério Balbinot, além de simplificar a vida das empresas, o e-Social Empresas traz benefícios significativos para o empregado, pois será possível assegurar, de forma mais efetiva, o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários. A entrada em operação desse novo procedimento vai contribuir também para uma melhoria na elaboração e tomada de decisão em políticas públicas, bem como na prestação dos benefícios previdenciários aos trabalhadores.

O diretor de Serviços e Mercado, Edmar Guimm Berg, em sua fala de saudação, destacou o quanto a Unimed tem como propósito aproximar-se das empresas clientes. “Momentos como esse são muito importantes, ainda mais quando se trata do e-Social, uma ferramenta que tende a facilitar a vida do empresário e empregado. Afinal, quanto mais simples as coisas forem mais efetivas serão”. Ressaltou ainda a importância do empresário para a sociedade, que ao gerar oportunidades de trabalho contribui para o desenvolvimento econômico e social. 


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: