Voltar

Rodas de Conversa Gestante online

Rodas de Conversa Gestante online

Rodas de Conversa Gestante online

9 Março 2021

No dia 3 de março, a Unimed Pato Branco retornou com as Rodas de Conversa Gestante. O projeto, que antes era promovido de forma presencial, ficou paralisado em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, e retornou na modalidade online ao vivo, neste mês de março. 


De acordo com a nutricionista Karise Brasil, que coordena o projeto, o retorno do encontro foi positivo e os beneficiários aprovaram a modalidade online ao vivo. “Foi muito melhor do que imaginávamos. Com certeza, a partir de agora, as rodas de conversa voltam com tudo”, comentou. 


No total, 30 pessoas participaram e trocaram muitas experiências sobre o tema: Entrei em trabalho de parto, e agora? “Os participantes trouxeram dúvidas sobre como ocorre a dilatação do colo do útero, as formas não farmacológicas de analgesia de parto, entre outros assuntos”, contou Karise. 


Além da participação da nutricionista Karise, a Roda de Conversa Gestante contou com a participação da doula Juryelda Amaral e da enfermeira Mary Hellen Debastiani, que já foi colaboradora da Unimed Pato Branco e hoje é a representante das mães, na equipe de melhoria do Projeto Parto Adequado. Juntas, elas trouxeram inúmeros conhecimentos técnicos e científicos sobre como o trabalho de parto favorece o bem-estar tanto da mãe como do bebê, além de contribuir com suas experiências particulares do nascimento dos seus filhos. 


Para falar sobre as diversas reflexões sobre como o medo da dor do parto foi construído na mente das mulheres e como a preparação durante toda a gestação favorece o desfecho do nascimento, a Roda de Conversa Gestante contou com a participação da psicóloga do Centro de Atenção à Saúde- CAS, Tuani Savaris Tigre. 


Para a nutricionista Karise, as rodas de conversa são sempre muito positivas, permitindo a troca de aprendizado entre os profissionais e os participantes, cumprindo assim o objetivo que elas têm, que é a troca de conhecimento e a socialização. “Temos um extenso calendário de rodas de conversa para cumprir neste ano de 2021 e com essa primeira experiência, já vimos que muitas coisas boas estão por vir”, destacou. 


Além das Rodas de Conversa Gestante, a Unimed Pato Branco retornará com as Rodas de Conversa Infantil, na modalidade online ao vivo. O primeiro tema a ser abordado será sobre o desfralde infantil: Adeus, fraldinha!. O encontro online está agendado para o dia 24 de março. Para participar é preciso ser beneficiário da Unimed Pato Branco e realizar a inscrição por um dos canais: whatsApp do Projeto Bebê Nota 1000 – 2101 3000 - opção 7, telefone 46 2101-3000 – opção 2 ou e-mail cas@unimedpbco.coop.br.

 

No total, 30 pessoas participaram e trocaram muitas experiências sobre o tema: Entrei em trabalho de parto, e agora?

 

Além da participação da nutricionista Karise, a Roda de Conversa Gestante contou com a participação da doula Juryelda Amaral, da enfermeira Mary Hellen Debastiani e a psicóloga Tuani Savaris Tigre