Voltar

Colaboradores e diretor da Unimed Pato Branco participam do Congresso de Gestão em Saúde

Colaboradores e diretor da Unimed Pato Branco participam do Congresso de Gestão em Saúde

Colaboradores e diretor da Unimed Pato Branco participam do Congresso de Gestão em Saúde

12 Agosto 2019

Entre os dias 24 e 25 de julho, a Unimed do Brasil, realizou o 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde. O evento foi no Expo Center Norte, em São Paulo e promoveu um networking e atualização sobre temas como: Atenção Primária à Saúde - APS e incorporação tecnológica, entre outros assuntos que compuseram a vasta programação, dividida em plenárias e painéis técnicos, e feira de negócios, que foi a oportunidade ideal para o compartilhamento de experiências entre as Unimeds e possibilidades de parcerias comerciais.
Da Unimed Pato Branco, participaram os colaboradores Angelo De Bortoli, Luana Bozi e Scheila Pallaoro, além do diretor vice-presidente, doutor Ivaí Saião Aranha Falcão de Azevedo.
A coordenadora administrativa, Luana Bozi, destacou que da programação, ela priorizou a participação nas palestras sobre medicamentos oncológicos, o novo rol que a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS deve lançar no próximo ano e novos formatos de pagamentos para a rede prestadora, focado no pagamento por performance e não por produção, como é feito atualmente. Luana também comentou que na feira de negócios, foi possível conhecer muitas soluções em saúde, que poderiam ser aplicadas à realidade da Unimed Pato Branco e que melhorariam o desempenho da Cooperativa. 
A coordenadora do Centro de Atenção à Saúde – CAS, Scheila Pallaoro, comentou que das palestras que  ela participou, esteve a sobre os cuidados centrados no paciente, que trata-se de promover um olhar diferenciado para o paciente e a sua família, buscar saber o que ele gostaria e precisa, principalmente o paciente que se encontra em fase terminal da vida. Outro assunto que ela acompanhou foi sobre os desafios para a medicina, com o crescimento populacional. Como proporcionar à população, que envelheça com saúde. 
As doenças mentais, como a depressão, que tem aumentado o número de casos dia a dia, também foi um tema destacado pela coordenadora do CAS. Assim como, a Atenção Personalizada à Saúde – APS, e os desafios em mudar a cultura da população frente a este modelo. E o oferecimento pela Faculdade Unimed, do curso de pós-graduação em APS. Atenção domiciliar e a remuneração por desempenho, dos médicos que atendem em domicílio, foi mais um assunto destacado por ela.
O gerente de operações, Angelo De Bortoli, comentou que o RES (Registro Eletrônico de Saúde) foi apresentado pela Unimed do Brasil, em um stand, que trouxe um ambiente demonstrando o registro de dados clínicos dos beneficiários, de acordo com a sua jornada, desde o cadastro no sistema, passando pelas demais etapas de atendimento - consultas e exames - integrando já com o App Cliente  e App Cooperado, sendo um ganho muito expressivo para o sistema Unimed.
Temas como Transformação Digital na Saúde e Novos Modelos de Negócio, os Desafios da Inteligência Artificial na Saúde Digital e incorporação desses modelos no cenário atual das operadoras de planos de saúde, também estiveram na pauta do evento. Um tema bastante discutido foi sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na área da saúde. Bem como, o tema sobre a Internet das Coisas e como a IOT vai ajudar e impactar o modelo do negócio, sendo que ela já começou de forma agressiva com os wearables (tecnologias vestíveis).
Apresentação de painéis
Além de participar das palestras, a Unimed Pato Branco inscreveu dois artigos científicos, na modalidade de pôster digital, escritos pela equipe multidisciplinar do Programa de Gerenciamento de Casos – PGC. Um dos artigos apresentou uma “Análise de custo de uma desospitalização do Programa de Gerenciamento” e o outro foi um “Relato de Experiência de Gerenciamento de Casos”. 
Para a coordenadora do CAS, a participação com os painéis, foi uma excelente oportunidade para a divulgação do trabalho de promoção e prevenção, realizado pela área de gestão de saúde, da Unimed Pato Branco.

Participaram do Congresso, o gerente de operações, Angelo De Bortoli, o diretor vice-presidente, doutor Ivaí Saião Aranha Falcão de Azevedo, a coordenadora administrativa, Luana Bozi e a coordenadora do CAS, Scheila Pallaoro

Paineis inscritos pela Unimed Pato Branco, foram apresentados pela coordenadora do CAS, Scheila Pallaoro