Voltar

Colaboradores participam de palestra sobre cooperativismo

Colaboradores participam de palestra sobre cooperativismo

Colaboradores participam de palestra sobre cooperativismo

28 Dezembro 2020

Com a finalidade de promover uma reciclagem com os colaboradores, a Unimed Pato Branco realizou nos dias 9 e 16 de dezembro, a palestra sobre o tema cooperativismo. O assunto foi ministrado pela palestrante Eliane Lourenço Goulart Festa, através de encontros online. 


A coordenadora do Setor de Gestão de Pessoas, Franciele Piccin, explicou que a abordagem do tema cooperativismo é sempre necessária, para que os colaboradores mantenham ativa a essência do que é fazer parte de uma cooperativa. Pois, a Cooperativa necessita que seus colaboradores tenham o conhecimento e o entendimento sobre o funcionamento básico do conceito de cooperativa e a força de todo esse processo. “Objetivamos mostrar que o colaborador faz parte dessa teia, mesmo não sendo diretamente um cooperado”, destacou Franciele.


Para cumprir com este objetivo, e disseminar para a equipe o que é cooperativismo e os diferenciais do trabalho realizado por uma cooperativa, a palestrante Eliane destacou que o cooperativismo é um trabalho que efetivamente contribui para o desenvolvimento do coletivo, que promove inúmeros benefícios aos cooperados e à comunidade, onde a cooperativa está inserida. “A cooperativa inclui as pessoas no mercado de trabalho, tornando-as competitivas pela força do grupo e pelo ganho de escala”, mencionou.


Ela também explicou a importância do cooperativismo para a economia, já que o cooperativismo movimenta mais de 1 bilhão de associados ao redor do mundo e representa mais de 10% da mão-de-obra empregada. Sendo assim, um movimento que contribui para uma melhor distribuição da riqueza, que inclui os profissionais no mercado e na economia.


É fundamental que o colaborador conheça a cooperativa em que trabalha, que receba informações corretas, pois existem muitas diferenças entre trabalhar em uma cooperativa e uma empresa mercantil. “A diferença mais significativa é a contribuição da cooperativa para o desenvolvimento, inclusive econômico, da coletividade. Ou seja, a cooperativa gera riqueza e oportunidades a muitas pessoas, para uma comunidade inteira, e não concentra o lucro em uma única pessoa ou um pequeno círculo de acionistas”, destacou Eliane.

 

A palestra foi ministrada pela palestrante Eliane Lourenço Goulart Festa 

A palestra foi realizada de forma online, tendo como público alvo os colaboradores