Voltar

Colaboradores participam do 28º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório do Sistema Unimed

Colaboradores participam do 28º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório do Sistema Unimed

Colaboradores participam do 28º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório do Sistema Unimed

23 Julho 2019

Os colaboradores da Unimed Pato Branco, Luciano Mello e Osni Luiz Paul, participaram nos dias 26, 27 e 28 de junho, do 28º Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório do Sistema Unimed, realizado pela Unimed do Brasil, em São Paulo. 
O Seminário Nacional é um evento técnico do Sistema Unimed, com objetivo de esclarecer as disposições regulatórias, que refletem na gestão das cooperativas e em cada área envolvida. O diferencial desse evento são as palestras e os encontros em mesas-redondas, complementadas pelos grupos de trabalho, onde as considerações são levadas à plenária e compartilhadas com todas as singulares.
Nesta edição, o evento reuniu assessores jurídicos, contábeis, colaboradores dos setores financeiros e atuariais. Trouxe entre os temas: “O regime tributário das Unimeds prestadoras e os principais modelos de relacionamento com suas respectivas operadoras”; “As ações do sistema Unimed para implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD nº 13.709/18)”; “Prevenir é melhor que remediar – as vias alternativas para prevenção de conflitos com os nossos beneficiários”; “Análise da conjuntura política e econômica e as perspectivas para 2020”.
Para o assessor contábil, da Unimed Pato Branco, dos temas discutidos, sobre a área contábil, ele destacou o TISS – Conciliação de informações; ressarcimento ao SUS; a RN 430/17, da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e a conceituação de intercâmbio habitual x eventual; recursos próprios e contabilização; Recursos do FATES e contabilização da reversão. 
Em conjunto com o grupo dos assessores jurídicos, o grupo dos assessores contábeis ainda discutiram sobre as sobras capitalizadas nas cooperativas, ato auxiliar – entendimento do fisco, base de cálculo do PIS e COFINS, pagamento de juros sobre o capital social de cooperados, solução de consulta COSIT/RFB nºs 10/18 e 15/18 – retenções sobre faturas e contribuição previdenciária do cooperado. 
O evento reuniu em torno de 800 técnicos com participação assídua nas salas de discussões. Para Osni, foram três dias que proporcionaram momentos de diálogo, troca de conhecimentos e experiências, fortalecimento do relacionamento e união, para alcançar os propósitos de qualidade e capacitação. “Neste Seminário, houve a implantação de uma dinâmica diferenciada nos trabalhos, onde observou-se uma maior agilidade e rendimento nos trabalhos”, comentou.  
O coordenador do setor Financeiro da Unimed Pato Branco, Luciano Mello, destacou que todos os assuntos do grupo financeiro, de maneira geral, foram colaborativos para as atividades desenvolvidas na Cooperativa. Em especial, ele destacou o assunto sobre a “Alocação e Gestão de Recursos Financeiros”, apresentada pela Investcoop Asset Management, pertencente a Seguros Unimed. “Ela atua no mercado financeiro como gestora de recursos para o sistema Unimed, já está atuando nas singulares de grande porte e busca oferecer sustentabilidade financeira e gestão para todo o sistema. Pude acompanhar algumas vantagens apresentadas, como taxas de administração reduzidas, rentabilidade competitiva, produtos customizados, centralização de recursos dentro do sistema e a acessibilidade às novas linhas de investimento”, apontou.
Para Luciano, os eventos promovidos pela Unimed do Brasil, sempre trazem a oportunidade para compartilhar e adquirir novos conhecimentos, tanto teóricos como práticos. “Gosto de frisar que em três dias nós não estamos representando apenas nossa área técnica, mas sim a Unimed Pato Branco..., e na maioria das vezes, sendo referência nos processos...”, completou.

Colaboradores Osni e Luciano, durante a participação no Seminário Nacional