Voltar

Programa Viver Mais comemora o dia dos idosos

Programa Viver Mais comemora o dia dos idosos

Programa Viver Mais comemora o dia dos idosos

9 Outubro 2020

No dia primeiro de outubro, comemora-se o Dia do Idoso. No Brasil, idoso é aquela pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos. A data do Dia do Idoso marca a criação da Lei 10.741 (Estatuto do Idoso), a qual é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público. 


Na Unimed Pato Branco existe uma preocupação muito grande com os beneficiários idosos. Por isso, há mais de 15 anos foi criado o Programa Viver Mais Unimed, que leva orientações e bem-estar aos beneficiários, que em sua maioria se enquadram como idosos. 


Todos os anos, em comemoração à data, os educadores físicos do Programa Viver Mais, Luciana Dorneles da Silva e Jian Capelli organizam a "Olimpíada dos Idosos", com atividades esportivas adaptadas, realizadas em Pato Branco e Coronel Vivida. Neste ano, devido a pandemia tudo mudou e foi preciso adaptar as comemorações. 


“Realizamos videochamadas com os idosos do Programa de Pato Branco e Coronel Vívida. Nas vídeos transmitimos homenagens para os beneficiários com a apresentação de músicas e depoimentos dos profissionais mais próximos ao Programa. Foram realizadas quatro videochamadas durante o dia, duas pelo período da manhã e duas pela tarde, tendo participado 103 beneficiários”, explicou Jian.


A ideia de fazer algo diferente veio nos últimos minutos, contou a educadora Luciana. “Como diz o Cícero Caiçara: a solução surge no momento "Eureka", e foi assim que surgiu a ideia de fazermos algo diferente na aula online do dia primeiro. Lembrando que, estamos desde o mês de setembro realizando aulas online todas as quintas-feiras, com quatro horários diferentes”. 


Como foi a comemoração

A comemoração contou com a organização de um ambiente diferente, enfeitado com balões e um cartaz escrito feliz dia do idoso. A educadora Luciana se caracterizou de idosa e a aula iniciou com os educadores e demais profissionais convidados, cantando a música "Viva a Terceira Idade”. 


A programação ainda contou com a apresentação de um vídeo com fotos dos beneficiários em vários momentos ao longo deste ano, composto também por uma mensagem de otimismo e de fundo a música interpretada pelos colaboradores Aline Couto da Silva e Osvaldo Luiz Schreiner. Também foi apresentada uma mensagem de voz em homenagem aos idosos, gravada por Cid Moreira. 


Nos intervalos de cada aula, alguns profissionais do Centro de Atenção à Saúde - CAS foram convidados a apresentar uma mensagem de felicitação. Participaram a educadora física Aline Stela, de Coronel Vívida; Soraia Menegasso, monitora do grupo de artesanato do Programa Viver Mais em Pato Branco;  Angela Betine Coimbra, monitora do grupo de artesanato do Programa Viver Mais em Coronel Vívida e serviços gerais no CAS Coronel Vívida; Sidiane Rampanelli, técnica de enfermagem que realiza a aferição de pressão dos beneficiários em Pato Branco; Tacielly Zulpo, enfermeira que realiza a aferição de pressão dos beneficiários em Coronel Vívida; Jani Braz e Mariza Osinski, serviços gerais no CAS em Pato Branco; Catya Gehlen, atendimento no CAS em Pato Branco; Andreia Bortolini, nutricionista no CAS em Pato Branco; Simone Bussolaro, nutricionista no CAS em Coronel Vívida; Fabiane Furigo, psicóloga no CAS em Coronel Vívida e Aline Couto da Silva, terapeuta ocupacional no CAS em Pato Branco.


“Foi emocionante ver o a reação dos beneficiários do Programa, que já estão com saudade da equipe da Unimed e dos espaços físicos frequentados. Eles dançaram, sorriram, choraram e se divertiram junto com os profissionais que transmitiram lindas mensagens de amor e afeto”, comentou Jian.


A educadora Luciana relatou que muitas mensagens de agradecimentos foram enviadas pelos beneficiários, ao final da programação. Um deles foi o beneficiário Adair José Guth, que parabenizou e agradeceu à equipe pelo incentivo que tem dado aos participantes do Programa diariamente e à Unimed, por se preocupar com a melhor idade.

 

Os educadores físicos do Programa Viver Mais, Luciana Dorneles da Silva e Jian Capelli com alguns dos convidados participantes da programação, a técnica de enfermagem Sidiane Rampanelli, a monitora do grupo de artesanato, Soraia Menegasso e a terapeuta ocupacional Aline Couto da Silva

 

Com uma programação diferenciada, o Programa Viver Mais Unimed comemorou o Dia do Idoso