Voltar

Unimed palestra para colaboradores da Empresa Cantu

Unimed palestra para colaboradores da Empresa Cantu

Unimed palestra para colaboradores da Empresa Cantu

12 Agosto 2019

Entre os dias 24 e 26 de julho, a Unimed Pato Branco foi convidada pela Empresa Cantu, para palestrar para os seus colaboradores, durante a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – Sipat. 
Participaram como palestrantes, o psicólogo Luiz Gustavo Cattaneo Junior, que abordou o tema: tabagismo, ansiedade, estresse e depressão, e a enfermeira Amanda Baldissera, que falou sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). 
O psicólogo Luiz Gustavo, destacou que é fundamental trabalhar estes assuntos com os colaboradores, uma vez que eles conseguem perceber possíveis sinais ou sintomas, e podem, então, buscar ajuda o quanto antes, evitando consequências negativa para o seu trabalho ou sua vida pessoal. “Considera-se válido também, pela questão da importância destes assuntos e da interferência que eles podem trazer na vida de cada indivíduo”, pontuou.
Durante a palestra, ele apresentou o Programa de Antitabagismo, que a Unimed oferece, e falou sobre os possíveis gatilhos que levam as pessoas a fumar. Ele também comentou sobre a influência da ansiedade no processo do tabagismo e suas consequências e explicou o que se caracteriza como ansiedade, estresse e depressão, bem como a forma de tratamento para estas doenças.  
Já a enfermeira Amanda, disse que o tema sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis aborda tanto à saúde da mulher como do homem, pois está relacionado com a sexualidade, que ainda é uma questão tratada como tabu, o que faz com que as pessoas que adquirem ou suspeitam de alguma IST tenham vergonha ou medo de procurar um profissional de saúde e o tratamento.
“Durante a palestra falei sobre o que são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), quais os riscos que elas apresentam, se não tratadas corretamente ou no início dos sintomas, quais os sinais e sintomas das principais IST, como: Gonorréia e Clamídia, Cancro mole, Papilomavirus Humano (HPV), Tricomoníase, Donovanose, Sífilis, HIV e AIDS, e as Hepatites Virais”, informou Amanda. Ela ainda destacou a importância de procurar um profissional de saúde e realizar exames de rotina, onde muitas vezes essas infecções podem ser detectadas precocemente.  

 

 

A enfermeira Amanda orientou sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis IST´s

A palestra realizada pelo psicólogo Luiz Gustavo abordou temas como tabagismo, ansiedade, estresse e depressão