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Unimed Pato Branco divulga pesquisa de satisfação com beneficiários

Unimed Pato Branco divulga pesquisa de satisfação com beneficiários

Unimed Pato Branco divulga pesquisa de satisfação com beneficiários

22 Maio 2020

Com o objetivo de avaliar a satisfação dos beneficiários, em relação aos serviços prestados pela Operadora, a Unimed Pato Branco realizou uma pesquisa de satisfação no período de 10 de fevereiro a 2 de março de 2020.
A metodologia usada foi do tipo quantitativa, seguindo os critérios da Instrução Normativa DIDES 60/2015, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. A Zoom Pesquisas foi a empresa responsável pela execução da pesquisa, que contou com uma amostra de 400 entrevistas, com beneficiários acima de 18 anos, de um universo de 35.630 pessoas. A margem de erro é de 4,9% com nível de confiança de 95%.
As informações obtidas possibilitarão atender as exigências da Dimensão 4, do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO), além de trazer informações para aprimorar as ações de melhoria contínua, da qualidade dos serviços, por parte da Operadora e gerar subsídios para as ações regulatórias por parte da ANS.

Perfil da amostra
O perfil da amostra contou com 45,75% de homens e 54,25% de mulheres, com idade média de 42 anos. 42% deles possuem ensino superior completo. 36,36% tem renda de 2 a 4 salários mínimos. 62% são titulares do plano e 38% dependentes.  73,50% tem plano pessoa jurídica e 26,50% plano pessoa física. 34% residem na cidade de Pato Branco, seguindo de 15,25% em São Lourenço do Oeste e 8,25% em Palmas. 
Resultado da pesquisa
A pesquisa aplicou um questionário com 10 perguntas, entre as quais avaliaram aspectos de atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral.
Em relação a análise da atenção à saúde, a pesquisa concluiu que grande parte dos beneficiários não teve dificuldade de acesso aos serviços de saúde da Unimed Pato Branco. Entre os que buscaram cuidados de saúde, como consultas, exames ou tratamentos, a maioria conseguiu atendimento sempre ou na maioria das vezes que precisou. A satisfação dos beneficiários, considerando toda a atenção em saúde recebida pelos prestadores de serviços credenciados, é elevada. O Top2Box obtido foi de 92,69%, baseando-se nas respostas válidas. 
Em relação aos canais de atendimento, cerca de um terço dos beneficiários não entrou em contato com os canais de atendimento da Unimed Pato Branco nos últimos 12 meses. Considerando os beneficiários que utilizaram, constatou-se a satisfação da maioria em relação ao acesso às informações de que precisava. O Top2Box obtido foi de 91,21%, considerando as respostas válidas. A maioria dos entrevistados não registrou reclamação na Operadora. Entre os reclamantes, a maior parte teve sua demanda resolvida. Um terço não soube avaliar a facilidade de preenchimento e de envio dos documentos e formulários exigidos pela Operadora. Considerando os beneficiários que avaliaram, a maioria está satisfeita. O Top2Box obtido foi de 89,59%, considerando as respostas válidas.
A avaliação geral mostrou que a satisfação com o plano da Unimed Pato Branco dos beneficiários é elevada. A maioria qualificou o plano da Operadora como Bom ou Muito Bom. A classificação Regular atingiu 5,25% e Ruim ou Muito Ruim apenas 2,00% das respostas. O Top2Box obtido foi de 92,75%. O grau de recomendação da Unimed Pato Branco é expressivo: 87,25% dos entrevistados recomendariam o plano, 9,50% fariam alguma ressalva no momento da indicação e apenas 3,25% não o recomendaria.
O resultado da pesquisa na íntegra, incluindo a nota técnica da Empresa Zoom Pesquisa, questionário e parecer da auditoria independente estão postados no portal da Unimed Pato Branco www.unimed.coop.br/patobranco e também podem ser acessados pelo link: https://ftp.unimedpbco.com.br/divulgacaopesquisa2019.pdf.