Voltar

Unimed Pato Branco inicia o ciclo de avaliação de desempenho 2019/2020

Unimed Pato Branco inicia o ciclo de avaliação de desempenho 2019/2020

Unimed Pato Branco inicia o ciclo de avaliação de desempenho 2019/2020

9 Outubro 2020

Iniciou-se no dia 5 de outubro, o ciclo de avaliação de desempenho 2019/2020. A avaliação de desempenho é voltada para os colaboradores da Unimed Pato Branco e faz parte das ações da Política de Gestão de Pessoas da Cooperativa, que é fundamentada no modelo de Gestão de Pessoas por Competências.


Como é a metodologia da avaliação de desempenho?
O processo da avaliação passa por algumas etapas. A primeira envolve a autoavaliação, realizada pelo colaborador, que deve preencher um questionário analisando a sua atuação na cooperativa, expectativas, objetivos e pontos de melhoria. Nesta etapa, os coordenadores também fazem a avaliação dos seus liderados, respondendo ao mesmo questionário. Ambos preenchem o formulário individualmente. 


Após a etapa de avaliação são realizados os retornos (feedbacks) em um encontro entre o colaborador e o seu gestor. De acordo com a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Angeli Rossi Chaves, este momento é para trocas de opiniões e percepções e contribui para a motivação e o desenvolvimento dos profissionais, fazendo com que cada um perceba seus diferenciais e o que e como deve aperfeiçoá-los. Ao final da reunião de feedback, deve ser elaborado pelo gestor e o colaborador o seu plano de desenvolvimento individual (PDI), para o ano de 2021. 


O feedback é um momento de interação importante entre líder e liderado, em que ambas as partes discutem o trabalho desenvolvido ao longo do ano. São identificados os pontos positivos e os aspectos que o colaborador deve aperfeiçoar em cada Competência. Ou seja, é uma ótima oportunidade de desenvolvimento e melhoria do profissional, pois, permite ao colaborador saber se está desempenhando o que é esperado pela Organização. “Neste momento o colaborador deve passar sua percepção e como está se sentindo em relação ao seu trabalho. É importante que essas percepções sejam baseadas em fatos e dados para dar consistência ao que estiver sendo exposto", explicou Angeli.
O modelo de gestão por competências foi implantado na Unimed Pato Branco em 2016. Neste ano, serão inseridos no processo os colaboradores que não estão no período de experiência, que não estejam afastados a mais de três meses das suas atividades, que não sejam jovens aprendizes ou estagiários. 


“Os dados das avaliações propiciam o suporte para decisões nos vários processos de Gestão de Pessoas, na maneira de selecionar, contratar, remunerar, desenvolver, avaliar, reconhecer, reter e cuidar das pessoas que trabalham na Unimed Pato Branco”, destacou Angeli. 


Todo o processo será realizado através do sistema Nela, no módulo AVD, e as informações ficarão registradas para acesso do colaborador sempre que ele quiser. O prazo para a finalização de todas as etapas: avaliações, feedbacks e  PDI encerra-se no dia 30 de novembro. Contudo, o prazo para os colaboradores e coordenadores preencherem o formulário da avaliação é até o dia 30 de outubro. 

 

Psicólogas Gabriela Ieski, Carla Cagnini e Josiane Maass, que ajudaram na entrega das mensagens e das sementes de girassol para os colaboradores 

Para preencher o formulário da avaliação de desempenho, os colaboradores devem acessar o Nela no menu AVD.