Voltar

Unimed Pato Branco lança Programa de Integridade

Unimed Pato Branco lança Programa de Integridade

Unimed Pato Branco lança Programa de Integridade

28 Dezembro 2020

A Unimed Pato Branco lançou no dia 09 de dezembro o Programa de Integridade. O lançamento foi através de um encontro online, realizado em dois momentos, com a participação dos colaboradores, gestores e os diretores, o presidente doutor Antonio Motizuki e o vice-presidente doutor Ivaí Saião Aranha Falcão de Azevedo. 


O Programa de Integridade tem o objetivo de evidenciar o compromisso da Operadora com a disseminação de boas práticas de gestão e a constante promoção de um ambiente transparente e ético. Ele faz parte das ações de compliance da Cooperativa e será operacionalizado pelo setor de Assessoria Jurídica e Regulamentar da Cooperativa. Porém, a responsabilidade e o compromisso com a integridade envolverão todos os colaboradores, diretores e cooperados. 


Angeli Rossi, analista de compliance da Unimed Pato Branco e que está à frente das ações do Programa, explicou que a iniciativa envolve todos os públicos citados anteriormente, através do compromisso com o cumprimento do Código de Conduta, das normas internas e da legislação. Também, com a atuação ativa de todos para a identificação e controle de possíveis riscos relacionados aos processos e atividades, bem como, para manter uma postura íntegra nos relacionamentos internos e externos, independentes do cargo ou função. 


O presidente da Unimed Pato Branco, doutor Antonio Motizuki, destacou durante a abertura do encontro que a Unimed Pato Branco faz parte de uma marca conhecida nacionalmente e é responsabilidade de todos, diariamente, zelar e representar esta marca. “A nossa Cooperativa é como uma grande família, a família Unimed e todos temos uma responsabilidade muito grande.  Por isso, sempre vale a pena lembrar no dia a dia a forma como devemos conduzir nossos trabalhos”. 


Durante a apresentação do Programa, participaram Amanda Hornung e Fabio Teixeira, colaboradores da Unimed Ponta Grossa, que atuam no Programa Íntegro, iniciativa voltada para o desenvolvimento da integridade, ética e compliance daquela Cooperativa. O objetivo da participação deles foi promover um diálogo sobre integridade e a importância de iniciar e mudar as atitudes do pequeno para o grande. “Fortalecendo a integridade dentro da instituição, reforçamos a integridade de cada colaborador, pois quem faz o programa dar certo é cada um de nós, os colaboradores”, destacou Fabio. 


Programa de Integridade 

O Programa de Integridade terá o objetivo de zelar pelo cumprimento das diretrizes do cooperativismo, bem como pelo total atendimento da legislação. Também, zelar pela cultura da ética e da integridade no relacionamento entre todos (conselheiros, dirigentes, administradores, colaboradores, parceiros e terceiros – independente de cargo e função).


Para isso, será norteado por nove pilares, que contemplam procedimentos a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da Cooperativa. 


Entre as ações, destacam-se a criação da Política de Gestão Riscos destinada a gerenciar possíveis riscos que possam afetar os objetivos da Cooperativa: riscos legais, financeiros, operacionais... Também, a implantação do Código de Conduta, que fornece diretrizes para manter padrões de comportamentos éticos entre os colaboradores, diretores e cooperados, durante a realização de seus trabalhos. 


Outra ação, que já está em fase de implantação, é a disponibilização de um canal de denúncias, dotado de uma estrutura de comunicação e gestão segura e independente, para que as pessoas (todos os públicos da Unimed Pato Branco) possam, inclusive de forma anônima, apontar irregularidades e comportamentos contrários à ética corporativa ou aos valores exigidos pela organização. 


A atuação do Programa de Integridade também contará com a revisão dos procedimentos que envolvem o relacionamento com os cooperados e terceiros (fornecedores, credenciados, entre outros) a fim de orientar, capacitar e estimular condutas concernentes aos padrões normativos, de integridade e de expectativas de desempenho, definidos pela administração da Cooperativa. 


O programa contempla ainda, programas de treinamento e comunicação contínuos, com o objetivo de institucionalizar a cultura de integridade por meio da conscientização, sensibilização e ressignificação constante dos pilares, bem como o monitoramento contínuo e auditoria para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controles e governança.

A apresentação do Programa foi realizada por meio de um encontro online, dividido em dois momentos, e contou com a participação dos colaboradores e diretores da Unimed Pato Branco