Voltar

Unimed Pato Branco promove capacitações sobre a cultura da inovação

Unimed Pato Branco promove capacitações sobre a cultura da inovação

Unimed Pato Branco promove capacitações sobre a cultura da inovação

26 Outubro 2020

Focada em desenvolver a cultura da inovação, a Unimed Pato Branco iniciou em setembro, a realização dos workshops Cultura da Inovação, com a participação de todos os colaboradores. 


O treinamento está sendo ministrado pelo professor Cícero Caiçara, por meio de encontros online ao vivo, através da plataforma Zoom. No total são cinco turmas, com aulas de três horas, divididas em cinco encontros, com carga horária total de 75 horas, que se encerarão no mês de novembro.   

 
Assim como os colaboradores, os líderes estão participando do treinamento: Lideranças para Inovação, ministrado pelo professor Clodoaldo Lopes do Carmo. O treinamento das lideranças também acontece de forma online ao vivo e iniciou em outubro, com previsão de término em novembro. Ao todo serão cinco encontros, com duração de três horas cada aula. 


A iniciativa em promover os workshops, é parte das estratégias de capacitação do setor de Gestão de Pessoas, para colaboradores e lideranças. 


“Os workshops fazem parte do programa de desenvolvimento de líderes e equipes, promovido anualmente pela área de Gestão de Pessoas da Cooperativa. O tema foi escolhido devido a importância da inovação, que de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência, num cenário cada vez mais competitivo e globalizado”, explicou Angeli Rossi Chaves, coordenadora do setor Gestão de Pessoas. 


O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial. Desta forma, a inovação está diretamente relacionada à competência de melhoria contínua, que é uma das competências organizacionais e um dos valores da Unimed Pato Branco.


De acordo com o professor Cícero Caiçara, para que uma empresa seja inovadora, ela deve considerar a inovação em suas estratégias e junto com a criatividade, valorizá-la como pilar importante para a sua sustentabilidade financeira, social e ambiental. 


Além disso, a alta direção e os líderes precisam exercer um papel fundamental no estímulo à geração de ideias e fomentar um ambiente propício à inovação, o qual envolve apoiar as equipes em busca de soluções criativas, tolerar e aprender rapidamente com erros e incentivar a participação de todos, com suas ideias. Essa é a condição chave para a operacionalização da inovação.


“A sinergia de uma equipe é algo muito poderoso. Quando todos estão cientes dos objetivos da cooperativa, capacitados, treinados e engajados, certamente a empresa torna-se mais competitiva. Os colaboradores estão na linha de frente, ouvindo e sentindo as dores dos cooperados e beneficiários. Desta forma, poderão ser os atores que transformarão suas necessidades em inovações", destacou. 
Inovação versos criatividade


A criatividade, segundo Caiçara, é uma competência humana responsável pela geração de ideias novas e é o principal insumo para a inovação. No entanto, a criatividade vem das pessoas, mas as empresas é que são inovadoras. Por isso, ambas devem caminhar juntas e em sintonia. “Para os colaboradores é fundamental perceber que são importantes para a cooperativa. Que suas ideias são ouvidas, tratadas e, quando for o caso, implementadas no aperfeiçoamento dos produtos, serviços e processos”.


O professor destaca que a criatividade é uma competência que as pessoas podem aprender, não se trata de um talento nato, que nasce com determinados indivíduos. “É preciso desmistificar que a criatividade é apenas para alguns e que inovação é sempre relacionada à tecnologia e altos investimentos. É possível desenvolver a criatividade por meio de capacitações e treinamentos com foco em ações colaborativas, multidisciplinares e através de reconhecimento e feedbacks contínuos”, destacou.

 

Os líderes também estão participando do workshop inovação para lideranças, a fim de garantir um alinhamento sobre a cultura da inovação com suas equipes 

O Workshop Cultura da Inovação está sendo realizado por meio de encontros online ao vivo com o professor Cícero Caiçara