Voltar

Unimed Pato Branco realiza testes rápidos para detecção de Hepatite C

Unimed Pato Branco realiza testes rápidos para detecção de Hepatite C

Unimed Pato Branco realiza testes rápidos para detecção de Hepatite C

23 Julho 2019

A Unimed Pato Branco, realizou no dia 22 de julho, testes rápidos e gratuitos, para a detecção de Hepatite C. As coletas foram na Clínica de Vacinas Unimed, em conjunto o Rotary Clube Vila Nova, como uma das ações da Campanha Hepatite Zero. 
Em Pato Branco, este é o primeiro ano que a Campanha está sendo realizada e reuniu oito clubes de Rotary, o Rotary Pato Branco Alvorecer, Pato Branco Amizade, Pato Branco Araucária, Pato Branco Cristo Rei, Pato Branco Guarani, Pato Branco Sul e Pato Branco Vila Nova. 
O coordenador da Campanha em Pato Branco, e presidente do Rotary Clube Pato Branco, Edson Luiz Outeiro, explicou que em 2015, 80 países firmaram um acordo de cooperação técnica com a Organização Mundial de Saúde – OMS, para a erradicação das Hepatites, até 2030. O Rotary, por ser uma instituição não governamental, com atuação no mundo todo, foi convidado para contribuir. 
Em Pato Branco, os clubes reuniram-se e organizaram a realização dos testes rápidos e gratuitos de Hepatite C. Para isso, convidaram algumas instituições, ligadas à área da saúde, para a disponibilização das suas estruturas e profissionais, para a aplicação dos testes, os quais, foram doados pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite. 
A Unimed Pato Branco foi uma dessas instituições, e cedeu a estrutura da Clínica de Vacinas Unimed, além de alguns colaboradores, para auxiliar na ação. Ao todo, foram realizados 68 testes, das 9h às 12h. 
O beneficiário Ademir João Longhi foi o primeiro a realizar o teste na Unimed. Ele contou que o teste foi rápido, apenas uma picadinha no dedo, nada muito desconfortável. “Esta foi a primeira vez que eu fiz este tipo de teste para detecção de Hepatite C. Eu decidi fazer, para saber se tenho ou não a doença. É na verdade uma forma de prevenção, que as pessoas também deveriam realizar”, comentou.
Outras ações
Além da Unimed, os testes para detecção de Hepatite C continuam sendo realizados nesta semana, em outros locais de Pato Branco (confira o cronograma com os locais e horários, ao final da matéria).
No dia 27 de julho, próximo sábado, haverá uma concentração na Praça Presidente Vargas, que marcará a programação do Dia D. Neste dia, várias instituições, que oferecem serviços voltados para o cuidado com a saúde, estarão reunidas, atendendo de forma gratuita, a população. 
A equipe do COAS, estará fazendo as testagens gratuitas de detecção do vírus de Hepatite C. E a Unimed, estará com a equipe multiprofissional do Centro de Atenção à Saúde – CAS, oferendo orientações sobre vacinas, cuidados com a alimentação, aferição de pressão, entre outros serviços. A ação iniciará às 9h e se estenderá até às 16h.

Durante a ação na Clínica de Vacinas Unimed, 68 testes foram realizados

Integrantes do Rotary Clube Vila Nova auxiliaram a equipe da Unimed, na realização dos testes de Hepatite C