Voltar

Unimed Pato Branco se prepara para mais uma auditoria de manutenção da RN 277

Unimed Pato Branco se prepara para mais uma auditoria de manutenção da RN 277

Unimed Pato Branco se prepara para mais uma auditoria de manutenção da RN 277

13 Maio 2020

Nos dias 14 e 15 de maio, a Unimed Pato Branco passará pela última auditoria da RN 277. Após quatro anos da certificação, com a realização de auditorias anuais de manutenção, a Unimed Pato Branco receberá, na próxima semana, a quarta e última auditoria, pois no próximo ano será necessária a adequação dos processos às mudanças da norma, que deixa de ser RN 277 e passa a ser RN 452. 
De acordo com a analista da Qualidade, Aline Sanin, o processo este ano será diferente, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus. A auditoria, que nos anos anteriores foi realizada de forma presencial pelos auditores da empresa auditora A4 Quality, desta vez será por meio de videoconferência. 
Os setores que serão auditados são: Qualidade, Núcleo de Atendimento Personalizado - NAP, Ouvidoria, Relacionamento com a Rede, Relacionamento com o Cooperado, Atendimento, Gestão de Vendas, Assessoria Jurídica e Regulamentar, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Centro de Atenção à Saúde – CAS – (a parte do programa de assistência farmacêutica). Estes setores estão relacionados nas dimensões 4: satisfação dos beneficiários e 6: estrutura e operação. 
Em 2019, foram auditadas as dimensões 3 e 5, que correspondem à promoção da saúde e dimensionamento e acesso dos beneficiários à rede de prestadores. Os setores auditados foram o Centro de Atenção à Saúde – CAS, o Atendimento e o Relacionamento com a Rede. 

omo será organizada a auditoria?
A auditoria será conduzida pela especialista Jeanine Barbosa C. Sheludiakoff, através de videoconferência. Os setores auditados, cujos colaboradores estão em home office, estes irão se conectar pela ferramenta, com a auditora. Já os colaboradores que estão trabalhando presencialmente, serão acompanhados por um membro do Programa de Melhoria da Qualidade - GPMQ no auditório da sede, onde será organizada a videoconferência. No auditório estarão somente o colaborador que for auditado, o membro do GPMQ e um colaborador da TI, para garantir que a videoconferência ocorra sem interrupções. 
Para facilitar, no momento da auditoria, o setor de Qualidade já enviou para a auditora os procedimentos descritos (as rotinas, pops, fluxos e ITs) e as evidências serão mostradas via compartilhamento de tela. “Como em todos as auditorias, já estamos com as evidências preparadas e em uma pasta de segurança, para que possamos realizar as entrevistas da forma mais tranquila possível”, destaca Aline. 
 

Mudança na RN 277 para RN 452
Como divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, a RN 277 foi revisada e passa a ser a RN 452. Segundo Aline, o setor da Qualidade já está se preparando para dar assistência aos setores, para que eles possam se organizar de acordo com os novos requisitos. “Houveram mudanças nos requisitos, nas dimensões e na forma de pontuação, mas nenhum trabalho será perdido, pois a revisão veio para que possamos evoluir ainda mais”, explica a assistente da Qualidade. 
A nova norma já foi publicada e agora ao invés de 7 dimensões serão 4. Apesar do número menor de dimensões, o número de requisitos aumentou. Além disso, a nova norma está mais “organizada”. Conforme Aline, os requisitos estão melhor distribuídos entre as 4 dimensões. Outra mudança importante, que ela observou, é que para obter a pontuação no requisito, a Unimed Pato Branco precisará apresentar evidências com mais de um ano, ou seja, não haverá mais a pontuação parcial do requisito.