Voltar

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

29 Novembro 2017

No dia 9 de novembro, os colaboradores da Unimed Pato Branco ministraram uma palestra para os alunos do Colégio Estadual La Salle. A Palestra faz parte do Projeto Adote Uma Escola, que está passando por reestruturação neste ano e abordou a seguinte temática: sexualidade. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros Fernanda Seibt, Aline Barreto e Jonas Sesinande e acompanhada pela analista da Qualidade, Aline Sanin.

“Ao procurarmos a parceria com uma escola para a realização do Projeto Adote Uma Escola, o Colégio La Salle abriu as portas para a Unimed Pato Branco, que vem reestruturando o Projeto para utilizarmos mais os profissionais das diversas áreas da Cooperativa para auxiliar na comunidade”, comentou analista da Qualidade, Aline.

Ela explicou que após o contato com Colégio, a Diretora informou a necessidade do Colégio em abordar o tema sexualidade com seus alunos, por isso que este foi escolhido para ser trabalhado pela equipe da Unimed.

Marli Sauthier Ramos, diretora do Colégio La Salle, comentou que sexualidade é um tema muito importante, e que todo colégio precisa abordar com seus alunos. “Nós trabalhamos com adolescentes, e a sexualidade quando chega nesta fase é bem mais latente, e tendo profissionais capacitados, que possam fazer essa parceria conosco, se torna muito mais viável, é uma forma de manter os alunos informados no mundo que a gente vive hoje”.

Temáticas abordadas

A palestra foi realizada para os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio, idades entre 14 a 16 anos. Participaram ao todo 226 alunos.

Entre os assuntos abordados, a equipe da Unimed falou sobre as mudanças comuns na fase da adolescência; o que é sexualidade; a importância da higiene íntima; doenças sexualmente transmissíveis e os métodos de prevenção.  

Apesar de ser um assunto delicado para falar com adolescentes, Aline comentou que houve boa interação entre os alunos e os enfermeiros da Unimed. Vários alunos aproveitaram para sanar dúvidas das quais costumam ter vergonha de falar com os pais.

Entre algumas das perguntas que surgiram foram sobre o uso do anticoncepcional, uso da pílula do dia seguinte, a idade correta para iniciar a vida sexual.

A aluna Isadora Venâncio, do nono ano, comentou que foi muito bom que o Colégio tenha convidado a equipe da Unimed para falar sobre sexualidade. Segundo ela, o tema não é muito abordado na escola, e em muitas famílias também os pais não costumam orientar os filhos, porque veem o assunto como um tabu.

Palestra foi realizada em três momentos com turmas diferentes,

e no total reuniu 226 alunos


  • Aviso aos beneficiários (46) 2101 3000