Voltar

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

A palestra foi realizada para os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio

Unimed realiza palestra para alunos do Colégio La Salle

A palestra foi realizada para os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio

28 Novembro 2017

No dia 9 de novembro, os colaboradores da Unimed Pato Branco ministraram uma palestra para os alunos do Colégio Estadual La Salle. A Palestra faz parte do Projeto Adote Uma Escola, que está passando por reestruturação neste ano e abordou a seguinte temática: sexualidade. A palestra foi ministrada pelos enfermeiros Fernanda Seibt, Aline Barreto e Jonas Sesinande e acompanhada pela analista da Qualidade, Aline Sanin.

“Ao procurarmos a parceria com uma escola para a realização do Projeto Adote Uma Escola, o Colégio La Salle abriu as portas para a Unimed Pato Branco, que vem reestruturando o Projeto para utilizarmos mais os profissionais das diversas áreas da Cooperativa para auxiliar na comunidade”, comentou analista da Qualidade, Aline.

Ela explicou que após o contato com Colégio, a Diretora informou a necessidade do Colégio em abordar o tema sexualidade com seus alunos, por isso que este foi escolhido para ser trabalhado pela equipe da Unimed.

Marli Sauthier Ramos, diretora do Colégio La Salle, comentou que sexualidade é um tema muito importante, e que todo colégio precisa abordar com seus alunos. “Nós trabalhamos com adolescentes, e a sexualidade quando chega nesta fase é bem mais latente, e tendo profissionais capacitados, que possam fazer essa parceria conosco, se torna muito mais viável, é uma forma de manter os alunos informados no mundo que a gente vive hoje”.

Temáticas abordadas

A palestra foi realizada para os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiros anos do ensino médio, idades entre 14 a 16 anos. Participaram ao todo 226 alunos.

Entre os assuntos abordados, a equipe da Unimed falou sobre as mudanças comuns na fase da adolescência; o que é sexualidade; a importância da higiene íntima; doenças sexualmente transmissíveis e os métodos de prevenção.  

Apesar de ser um assunto delicado para falar com adolescentes, Aline comentou que houve boa interação entre os alunos e os enfermeiros da Unimed. Vários alunos aproveitaram para sanar dúvidas das quais costumam ter vergonha de falar com os pais.

Entre algumas das perguntas que surgiram foram sobre o uso do anticoncepcional, uso da pílula do dia seguinte, a idade correta para iniciar a vida sexual.

A aluna Isadora Venâncio, do nono ano, comentou que foi muito bom que o Colégio tenha convidado a equipe da Unimed para falar sobre sexualidade. Segundo ela, o tema não é muito abordado na escola, e em muitas famílias também os pais não costumam orientar os filhos, porque veem o assunto como um tabu.

Palestra foi realizada em três momentos com turmas diferentes,

e no total reuniu 226 alunos