Voltar

Conheça o Cooperativismo

Conheça o Cooperativismo

Conheça o Cooperativismo

5 Julho 2018

No dia 7 de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Você sabe o que é cooperativismo?

Simplificando, podemos defini-lo de forma que quando várias pessoas se juntam em busca de um bem comum, com foco no equilíbrio e promoção de melhores oportunidades a todos, isso é cooperativismo.

Como e onde surgiu o cooperativismo?

Em meados de 1844, numa cidadezinha do interior da Inglaterra, os moradores de Rochdale, em Manchester, não conseguiam comprar o básico para sobreviver nos mercadinhos da região. Foi aí que 28 pessoas tiveram a ideia de se reunir para montar um armazém próprio, realizando compras conjuntas em grande quantidade e compartilhando-as de forma igualitária.

Assim nasceu a Sociedade dos Probos de Rochdale, a primeira cooperativa do mundo moderno, com princípios que até hoje formam a base do cooperativismo, tais como:  honestidade, solidariedade, igualdade e transparência.

Atualmente, o modelo está:

Como o cooperativismo contribui para melhorar a sociedade?

O cooperativismo é um modelo socioeconômico atual, pois incentiva a economia colaborativa, com compromisso público em favor do desenvolvimento econômico, do bem-estar social e do respeito ao meio ambiente. É graças a práticas como justiça, igualdade, ajuda mútua e autossustentabilidade que o Sistema Cooperativo tem sido capaz de gerar crescimento sustentável e criar milhões de empregos. O Monitor Mundial de Cooperativas 2017, da Aliança Internacional das Cooperativas (ACI), aponta que:

O mesmo estudo destaca que o Sistema Cooperativo emprega

O sistema cooperativista

É um setor que registra crescimento acima da média e é responsável por injetar mais de R$ 8 bilhões em salários e benefícios todos os anos na economia.

É considerado resiliente diante de dificuldades econômicas. Atualmente, o Brasil conta com 13 ramos do cooperativismo: Consumo, Social, Trabalho, Educacional, Transporte, Agropecuário, Crédito, Habitacional, Produção, Infraestrutura, Mineral, Turismo e Lazer e Saúde, no qual a Unimed está inserida. O cooperativismo brasileiro tem uma excelente reputação internacional e nos países membros do Conselho Administrativo da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

O Sistema Cooperativista Unimed

Foi classificado como a 30ª maior cooperativa do mundo, a 1ª em Saúde, na mais recente edição do Monitor Mundial, relatório global promovido pela ACI.

A Unimed é diferente das demais concorrentes, por sua própria essência. Seu modelo de negócio e perfil mercadológico são diferenciais de mercado. O Sistema Unimed não tem o lucro como objetivo final, uma vez que o cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. Em uma cooperativa, o que tem mais valor são as pessoas e quem dita as regras é o grupo.

Graças ao modelo cooperativista, o Sistema Unimed proporciona um atendimento digno a regiões em que o sistema público é precário. A Unimed do Brasil tem a prerrogativa de incluir o cooperativismo na agenda de soluções para a saúde no País.

Valores do cooperativismo

Para saber mais sobre o Sistema Cooperativista, clique aqui para acessar a nossa cartilha.